Aslanbek Kozaev / Divulgação
O brasileiro Joaquim Carneiro (10-2-0, 10 KO's) foi derrotado por nocaute técnico no 9° assalto pelo russo Aslanbek Kozaev (13-0-0, 5 KO's) no domingo em combate pelo título Conselho Mundial Júnior dos meio-médios (66,6 kg) em evento na Rússia.
Carneiro de 23 anos foi derrubado pelo russo no 2° round, mas prosseguiu no embate e viu a superioridade do atleta do leste europeu que venceu com a interrupção do árbitro. Kozaev, 22, elogiou o “queixo de granito” do brasileiro.
É a segunda derrota do atleta revelado pelo treinador Nilson Garrido que prepara boxeadores em sua maior parte de origem humilde embaixo de viadutos paulistas. Hoje treinando em uma estrutura com mais recursos por Peter Venâncio e agenciado por Mauro Katezenelson sofre sua segunda derrota internacional, a primeira foi em junho para o italiano Savatore Annunziata, em combate válido pelo título CMB Mediterrâneo.
O filósofo italiano e pensador da política moderna, Nicolau Maquiavel em seu opus-magnum (obra-prima), O Príncipe, ensina que o bom líder precisa de uma sólida base antes de alçar voos mais altos ou se pular essa etapa terá um esforço muito maior para montar sua base. Talvez seja o momento de preparar uma forte base para Carneiro no Brasil e América Latina como fazem com Issac Rodrigues e Jackson Jr. antes de buscar fama no outro lado do oceano.
Joaquim Carnero - Xandra Stefanel