Briggs - Martin Meissner AP
No último sábado o técnico Sdunek Fritz viu seu pugilista Vitali Klitschko defender seu cinturão mundial dos pesados do Conselho Mundial de Boxe batendo violentamente contra a cabeça do resiliente Shannon Briggs dos E.U.A. Para o treinador, o americano que foi hospitalizado não terá condições de continuar sua carreira no pugilismo.
Briggs terminou o embate em pé, teve sangramento no nariz e seu pior momento foi no 7º giro quando foi salvo pelo gongo. Após a apresentação em Hamburgo na Alemanha precisou ser hospitalizado e permanece em observação com fraturas no nariz, órbita esquerda, uma séria lesão no bíceps e uma preocupante suspeita de lesão cerebral.
Em entrevista ao tabloide inglês The Sun, Fritz se mostrou preocupado com o americano de 38 anos: “Briggs nunca mais será o mesmo. Ele deverá se retirar do boxe”. O atleta por seu lado publicou uma nota que não sofreu lesões sérias e ficará hospitalizado por precaução.
171 golpes limpos de Klitschko penetraram a guarda de Briggs durante os 12 rounds da contenda. O técnico do americano queria que ele desistisse do embate antes do gongo final, mas o atleta se recusou a bater em retirada.
É a segunda oportunidade mundialista perdida por Briggs, em 1997 foi derrotato pelo britânico Lennox Lewis. No passado foi campeão pela Organização Mundial de Boxe, mas teve um reinado curto.