sábado, 16 de fevereiro de 2013

Projeto Mi Buena Vista próximo de se tornar realidade

Rua de Cuba / (foto: Vanessa Oliveira)

Na última semana de janeiro, o blog apresentou o projeto Mi Buena Vista de Vanessa Oliveira, 25, da jornalista e mestranda em Ciências Políticas pela Sorbonne (Paris) que se propõe a contar a história de Cuba em um livro reportagem. A arrecadação de fundos se encerra dia 23 deste mês e 77% dos recursos necessários já foram depositados.

Oliveira já foi editora internacional da TV Cultura e do site R7, hoje custeia os estudos e sua permanência na França com "pequenos trabalhos". A Universidade de Sorbonne é uma das Instituições de ensino mais tradicionais tendo de lá saído intelectuais de renome internacional como Jean-Paul Sartre e Claude Lévi-Strauss.

Cuba já produziu grandes nomes do pugilismo amador e profissional como Teófilo Stevenson, Kid Chocolate, Guillermo Rigondeaux, José Nápoles e José Legrá. A ilha caribenha também tem muita influência na história mundial e em assuntos políticos.

A pesquisa possui alto valor acadêmico e social para os três países envolvidos: Cuba, França e Brasil. A ilha caribenha é um expoente esportivo com sistema de Saúde e Educacional reconhecidos mundialmente, por outro lado carente de recursos financeiros.

O trabalho ajudará a compreender como estes atletas obtiveram sucesso e até por quê não buscaram outras alternativas para suas vidas. No início do século XXI, Cuba passa por aberturas econômicas e uma nova fase em sua história.

A autora já pesquisa a nação cubana há 6 anos, sendo que em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na graduação em Jornalismo da Universidade Mackenzie escreveu um livro reportagem sobre o país junto da também jornalista Silvia Song. Com o novo projeto passará 6 meses em Cuba.

Quantias à partir de R$ 10,00 podem ser doadas.

Para saber mais sobre o projeto acesse o site Projeto MiBuenaVista.