terça-feira, 14 de outubro de 2008

Vitali Klitschko derrota Samuel Peter e se torna campeão


Pugilista entra para história com a conquista além de ter o irmão também campeão dos pesados simultaneamente

No sábado, em Berlim na Alemanha, o ucraniano Vitali Klitschko (36-2-0, 35 KOs) superou o nigeriano Samuel Peter (30-2-0, 23 KOs) e conquistou novamente o cinturão da WBC dos pesos-pesados, após afastamento por grave lesão há três anos. O oponente não voltou para o nono round após um duro castigo e também não conseguiu utilizar dos seus potentes golpes – os mais fortes na categoria – é sua segunda derrota para um membro da família Klitschko, a primeira foi para o irmão mais novo: Wladimir, atual dono das coroas da IBF (Federação Internacional de Boxe) e WBO (Organização Mundial de Boxe).

O ucraniano hoje com 37 anos começou lento e se defendendo do campeão, estudando o adversário e aguardando o momento para o golpe certeiro. O melhor momento do africano surgiu numa série de socos de direita do oponente na qual ele aproveitou para surpreendê-lo com uma forte esquerda, porém não teve o resultado esperado.

Com a vitória sobre o “Pesadelo Nigeriano”, Vitali e Wladimir se tornam os primeiros irmãos a deter cinturões na mesma categoria na história do boxe. O empresário de ambos, Don King nega qualquer possibilidade de uma luta entre os dois para unificar o título.

Don King quer Klitschko x Lewis II

O polêmico empresário de boxe Don King que representa os irmãos ucranianos quer tirar o respeitado campeão do início da década Lennox Lewis (41-2-1, 41KOs) da aposentadoria para uma revanche contra Vitali Klitschko, o qual derrotou em sua luta de encerramento da carreira em 2003 por nocaute técnico em razão de um corte no sexto giro. A quantia oferecida foi de 25 milhões de libras (próximo de R$ 100 milhões).

Lewis hoje com 43 anos ficou famoso por ter batido nomes como Mike Tyson e Evander Holyfield além de ter no seu cartel vitórias sobre Ray Mercer, David Tua, François Botha, Shannon Briggs, Frank Bruno e Tommy Morrison – o Tommy Gunn do filme Rocky V.

Outro alvo dos Klistchko é o gigante russo Nikolay Valuev recém coroado como campeão interino da World Boxing Association ao superar John Ruiz em agosto. Mas antes de Lewis ou Valuev a dupla tem compromissos obrigatórios. Vitali deve encarar o cubano Juan Carlos Gomez, e Wladimir encara o invicto Alexander Povetkin, enquanto o golias russo tem um encontro com o campeão oficial da WBA Ruslan Chagaev colocado de lado por uma contusão.

Quem são os Klistchko?

Nadezhda Ulyanovna é outra que veta os dois no mesmo quadrilátero. Quem é ela pra ter essa autoridade? A mãe deles, pois assim como tantas outras não gostaria de ver seus filhos trocando golpes.

Ulyanovna é professora e o pai foi militar da Força Aérea soviética, a disciplina e a rigidez herdada pelo casal os levou a conquistas relevantes no mundo acadêmico. Vitali detêm um PhD em Ciências do Esporte adquirido em 2000 e logo no ano seguinte o mais novo, Wladimir fez o mesmo. A vitória nos ringues veio quando o primogenito se tornou campeão mundial em 1999 pela WBO sobre Herbie Hide e o caçula em 2000 em cima de Chris Byrd, em uma espécie de revanche já que o estadunidense tirou a coroa de seu irmão.

Antes do pugilismo Vitali tentou o kickboxing, mas percebeu que seu forte eram mesmo os punhos apesar de ter arrematado seis títulos no esporte. No “esporte dos meninos pobres” como é conhecido nos E.U.A, o campeão foi medalhista de prata no mundial de 1995, porém não seguiu para os Jogos Olímpicos de Atlanta e 1996 por causa de uma lesão. Wladimir foi ouro nos super-pesados da competição. Com as vitórias seguiram para a Alemanha, meca atual do esporte.

Além do boxe eles já fizeram cenas como dublês e até pontas em filmes como Onze Homens e Um Segredo, são donos de uma grife patrocinada pela Hugo Boss além de possuírem cargos na UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). A dupla gosta de esportes como xadrez, kitesurfe e golfe e ainda dominam as línguas alemã, inglesa, ucraniano e russo.

Os doutores do boxe fogem do estereotipo do animal descerebrado assim como o jovem Pat Glendon do conto O Bruto Insondável de Jack London.

Foto: Herbert Knosowski/AP

Klistchko x Peter - 2008
Samuel Peter abandona