terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Cho Yoi-Sam vence, mas termina noite em hospital


campeão da OMB Cho Yoi-Sam vence luta, mas segue inconsciente para tratamento

O pugilista sul-coreano Cho Yoi-Sam, campeão peso-mosca da OMB e ex detentor do cinturão do CMB derrotou na madrugada de ontem o indonésio Heri Amol em Seul. Conforme representantes do hospital da Universidade de Soonchunhyang o atleta sofreu uma lesão no cérebro e precisou passar por uma cirurgia.

Yoi-Sam foi declarado vencedor por decisão unânime dos árbitros, porém após o final do 12º round, o lutador caiu inconsciente. Recebeu os primeiros socorros no local e foi removido por uma ambulância em seguida.

Dirigentes da comissão de boxe sul-coreana anunciaram que estudarão novas medidas de segurança.

Acidentes no ringue

Não é este caso que vai mostrar que o boxe é um esporte que deveria ser banido. Corridas automobilísticas também têm alto índice de mortes, o último caso foi na Stock Car Light que envolveu o piloto Rafael Sperafico no dia 9 deste mês. O futebol mesmo que é uma paixão do povo tem seus atletas morrendo de parada cardíaca em pleno campo. Ambos os esportes não possuem críticos tão ferrenhos quanto os do pugilismo.

O filme O Campeão (1979) de Franco Zefirelli mostra a morte do ex-campeão Billy Flynn que ao retornar derrota seu adversário e morre em frente ao seu filho após a disputa. Morreu com a honra de um lutador, a despedida que a maioria gostaria de ter.

Dificilmente Cho Yoi-sam retornará ao tablado e se ele falecer... Bom morrerá com a honra de um gladiador.

Fonte: Terra
Foto: Cho Yoi-sam de vermelho e Heri Amol de Branco/AP

Cena do filme O Campeão

Nesta cena Billy Flynn (Jon Voight) morre no vestiário enquanto seu filho T.J (Ricky Schroder) se despede.