domingo, 30 de dezembro de 2007

Retrospectiva 2007


O que marcou o ano de 2007 no mundo das lutas

Este ano o mundo das lutas teve uma zebra africana nos ringues, a coroação do embaixador da paz e maior lutador de todos os tempos, o retorno de um veterano em uma luta lembrando o filme Rocky Balboa (2006) e também o regresso de um anti-herói para o cárcere.

Embaixador Muhammad Ali

Muhammad Ali é muito mais que um personagem do boxe, ele está eternizado na história. Em 2007 foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz pela Children’s General Assembly (Assembléia Geral das Crianças) idealizada por ele juntamente com Peter Georgi, seu antigo consultor humanitário. A instituição dá voz à embaixadores mirins na ONU.

Chuck Liddell derrota Wanderlei Silva na luta mais esperada do ano

O clima de final de copa do mundo tomou o Mandalay Bay Events em Las Vegas no dia 29 de dezembro, E.U.A. O Cachorro Louco encarou seu principal rival o Homem de Gelo após uma espera de 6 anos. O campeão do Pride foi derrotado pelo moicano em uma decisão unânime. Com a vitória o estadunidense fica à um passo de desafiar Quinton Jackson pelo cinturão dos meio-pesados, já o paranaense cai na tabela.

Êxodo

Murilo Ninja e Maurício Shogun deixaram a Chute Boxe em dezembro, outubro foi a vez do Cachorro Louco. No passado lutadores importantes como Pelé, Assuério Silva, Nino Schembri, Gabriel Napão e Anderson Silva, atual campeão médio do UFC deixaram a equipe de Rudimar Fedrigo.

O fim de Ryan Gracie

Dezembro também ficou marcado como um dos capítulos mais tristes na história dos Gracies, o rebelde Ryan morreu na cela de uma delegacia em São Paulo, após voltar do hospital. O médico fez exames que indicavam consumo de crack ou cocaína, maconha e Frontal, um calmante. O campeão de jiu-jítsu foi preso por roubar um carro, uma moto, tentativa de furto de outro automóvel e esfaquear o proprietário do primeiro veículo.

Com sua morte sua equipe tem que definir seu rumo enquanto seus alunos ficam órfãos de seu sensei.

Evander Holyfield – O Desafio Supremo

Em uma luta amarrada contra Oleg Maskaev, Evander “Real Deal” Holyfield disputou o cinturão da Organização Mundial de Boxe no dia 10 de outubro na Rússia. A história que configurou a luta tem elementos de dois filmes de Sylvester Stallone, Rocky IV (1982) e Rocky Balboa (2006).
Assim como o Garanhão Italiano, o Real Deal seguiu para Rússia para enfrentar um adversário preparado pela forte escola russa de boxe, assim também como o herói cinematográfico em sua sexta aventura, o boxeador da vida real apresentava idade avançada, 44 anos.

A luta não teve muita emoção, mas serviu para mostrar que Ibragimov respeitou o adversário e não é o melhor campeão peso-pesado da atualidade. Em seu futuro encontro com Wladimir Klistchko no mês de fevereiro pela unificação dos cinturões da IBF, IBO e WBO em seu poder, ele provavelmente não sairá vitorioso.

Com essa luta Holyfield mostrou que ainda pode incomodar muita gente, mas basta saber se ele pode lutar sem passar vergonha por alguns anos ou se terá um fim triste como o do campeão meio-pesado Archie Moore que se arrastou nos ringues após seu primor.

Cho Yoi-Sam em coma

A véspera de natal foi marcada não apenas pela vitória de Cho Yoi-Sam que defendia seu título de boxe peso-mosca contra Heri Amol, mas principalmente por ficar em coma após o combate. O reflexo desse drama é o aumento de preocupação das condições do esporte e seus atletas.

Morte no telecatch

24 de junho foi a data da morte do pro-wrestler Chris Benoit que assassinou sua esposa e filho e depois se enforcou em sua residência em Atlanta no estado norte-americano da Geórgia. O performer passava por crise de depressão e uso descontrolado de anabolizantes, os quais a mídia americana culpou pelo incidente.

Apesar de participar de um show com lutas coreografadas como em um filme de ação, Benoit era conhecedor do submission wrestling e do amauter wrestling, ambos treinos durante sua infância, adolescência e vida adulta com a família Hart, famosos canadenses no cenário do pro-wrestling.

Em 28 de setembro o também pro-wrestler Brian Adams morreu devido ao uso excessivo de anti-depressivos e analgésicos.

Zebra Africana no vale-tudo

Este ano um africano treinado por Dan Henderson surpreendeu Minotouro com um nocaute em apenas 23 segundos e depois seu vingativo amigo Ricardo Arona também nocauteado com um minuto e meio de luta no tablado do Pride. Com o fim da companhia o judoca camaronês rumou para o UFC onde foi parado pelo invicto carateca brasileiro Lyoto Machida.

Fedor fora do número principal

Infelizmente não apenas para os fãs do vale-tudo, mas para o universo desse esporte Emelianenko Fedor não assinou com o UFC e não enfrentará a elite de sua categoria o que impede de fazer novamente as apresentações que empolgaram os entusiastas nos últimos anos. Dana White criticou o atleta, mas de acordo com o europeu as condições de contrato do evento eram insatisfatórias.

Couture, um veterano de guerra

Aos 43 anos Randy Couture derrotou em março Tim Sylvia pelo cinturão de peso-pesados do UFC e meses após o defendeu contra Gabriel Napão. Suas vitórias mostram que independente da idade a maturidade e o coração são mais influentes nas lutas de verdadeiros campeões. Infelizmente o Capitão América deixou o UFC por desentendimentos com o dirigente Dana White.

Diogo Silva abre o Pan

O taekwondoista Diogo Silva conquistou a primeira medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, mostrando que apesar das diversidades o Brasil pode florescer em outras modalidades que não sejam o futebol. Agora seu grito é por honestidade na confederação de Tae Kwon Do e assim como Aurélio Miguel fez no judô, o atleta pretende seguir seu exemplo. Infelizmente Diogo ficou de fora dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 em razão de sua agenda com a mídia.

O exemplo do judô brasileiro

Com uma administração e base honesta e coerente o país assiste a constante evolução do judô brasileiro no cenário mundial. Atletas consagrados como João Derly, João Gabriel Schlittler e Tiago Camilo são exemplos dos resultados do investimento feito por essa luta.

As outras modalidades poderiam seguir seu rumo se quiserem realmente evoluir, principalmente seu primo, o jiu-jítsu, que carece de seriedade.

RioHeroes

O evento RioHeroes chocou o Brasil ao ser mostrado pela Rede Record de Televisão, há anos o vale-tudo não ganhava tanta exposição na televisão aberta. O organizador Jorge Pereira se valeu de Nelson Rodrigues “A vida como ela é” e montou um espetáculo que remete o pancrácio da Grécia Antiga.

Os lutadores se enfrentam num tatame, sem luvas ou limite de tempo, como assinala Pereira “No Hollywood Stuff”. Os fãs do esporte se dividem entre aqueles que são totalmente contra, pois acreditam que impede a chegada do M.M.A à televisão aberta e aqueles que são a favor, pois assim eram as disputas feitas pelos Gracies décadas atrás.

Muitos veículos especializados em lutas criticaram Pereira, mas aproveitaram toda a movimentação para obter entrevistas com o homem por trás de tudo e seus lutadores. Como conseqüência da mídia negativa o lutador Flávio Álvaro foi feito de boneco de Judas, pois era o mais famoso nas arenas, além de alguns organizadores anunciarem que vetariam sua participação em eventos com luvas.

Cidadania que vem do córner

Nilson Garrido ganhou destaque na mídia por seu trabalho com excluídos sociais através de aulas de pugilismo embaixo do Viaduto do Café na Bela Vista na cidade paulista. Depois acabou ganhando um espaço no bairro do Brás na maior metrópole da América Latina.

Seus ensinamentos formaram um campeão sul-americano, um brasileiro e um paulista, além de melhorar a vida de 3 mil pessoas através da disciplina do esporte de Joe Louis.

A ascensão de Anderson Silva

Após o afastamento dos ringues do Pride três anos atrás e apresentações em eventos menores, O fã do Homem-Aranha causou impacto na luta contra Chris Leben no UFC – Ultimate Fight Night 5 e que o levou à vitória contra Rich Franklin e a conquista do cinturão de peso-médio do evento.

Silva que saiu da Chute-Boxe e montou sua própria esquadra é considerado o melhor lutador peso-por-peso por renomados críticos do esporte.

Fim do Pride

Com a junção do UFC e do Pride na compra dos irmãos Fertitta era esperado um encontro entre seus campeões e também que os japoneses continuassem tendo o histórico evento, porém ocorreu o contrário.

Órfãos do Pride em outubro, os apreciadores e lutadores devem recorrer à eventos como M-1, K-1 Heroes e Yarennoka! para apreciarem lutas de alguns dos principais lutadores que não assinaram com Dana White.

Os ringues do Pride foram palco de marcantes apresentações de Rickson Gracie, Wanderlei Silva, Maurício Shogun, Don Frye, Mark Coleman, Emelianenko Fedor, Mirko Cro Cop, Minotauro, Hidehiko Yoshida, Kazushi Sakuraba, Murilo Bustamante, Paulo Filho e Takanori Gomi.

Fuga frustrada dos boxeadores cubanos

Em uma fuga frustrada do regime de Fidel Castro, os pugilistas Guillermo Rigondeaux Ortiz e Erislandy Lara Santoya tentaram escapar durante o Pan do Rio. Incrivelmente a polícia brasileira mostrou uma eficiência jamais apresentada em defesa ao seu próprio povo, mas quando entram os interesses de Castro e Cuba foram mais rápidos que capitães do mato.

De qualquer maneira Rigondeaux e Santoya não estariam fechando contrato com um empresário honesto, mas sim com uma figura tida como desonesta no meio do boxe. Infelizmente também acabaram tendo seu direito de ir e vir podado pelo líder latino.

Mike Tyson volta à cadeia

Após ser preso por consumo de cocaína enquanto dirigia, o Homem Mais Temido do Mundo voltou ao cárcere por um dia e foi condenado a prestar serviços comunitários e ficará três anos em condicional.
Listado como 14º maior peso pesado de todos os tempos da Ring Magazine, Tyson foi o mais jovem campeão do esporte com apenas 20 anos e 4 meses. Tyson é ídolo de muitos por seus nocautes, porém com a morte do seu técnico e figura paterna Cus D’Amato sua vida se perdeu.

Bom 2007 foi repleto de baixos momentos, mas principalmente vimos a glorificação de lutadores dentro e fora dos ringues. Outros fatos importantes ocorreram neste ano, mas se eu me estender muito você pode ficar entediado. Agora vamos ver o que 2008 guarda para nós.

Abraços e Feliz 2008

Foto: Museu Nacional de História Americana