sábado, 11 de julho de 2009

Arturo Gatti é encontrado morto em Pernambuco

Foto: Arturo Gatti / HBO

Conhecido como “Thunder”, o canadense Arturo Gatti (40-9, 31 KO’s) foi encontrado morto na manhã de hoje em um flat na praia de Porto de Galinhas, no município de Ipojuca parte do litoral sul pernambucano.

Conforme O Globo o pugilista foi encontrado por sua esposa Amanda Rodrigues por volta das 6h caído na sala do apartamento com marcas no pescoço e parte de traz da cabeça e apenas de cueca. Conforme a Força Tarefa de Homicídios as perfurações não foram feitas por balas e próximo ao corpo estava uma alça de bolsa suja de sangue que os peritos suspeitam ter sido utilizada como instrumento perfurocortante.

A corretora de imóveis Cristina Esperidião alugou o flat para o casal e seu filho, um bebê aparentando ter entre 8 a 10 meses. O casal parecia feliz e afirmou que seria a nova lua de mel. Amanda Rodrigues segue para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) recifense para depoimento oficial.

De acordo com a gerência do hotel Dorisol, o incidente não ocorreu nas dependências do hotel, mas em um flat do condomínio Ancorar. A gerência atesta que mesmo os apartamentos do flat e os quartos do hotel estarem na mesma área a empresa não tem responsabilidade sobre as dependências do condomínio.

Fonte: O Globo

Uma tempestade nos ringues

Nascido na Itália e naturalizado canadense Gatti abandonou a chance de defender o país que o adotou nas Olimpíadas de Barcelona em 1992 para conquistar cinturões no profissionalismo. Em seu primeiro combate nocauteou Jose Gonzales em 1991 e seu currículo continuaria intacto até encontrar King Solomon no ano posterior e perder por decisão dividida após seis rounds.

Ao superar por decisão unânime Tracy Harris Patterson, filho do ex-campeão dos pesados e lendário pugilista Floyd Patterson, Gatti se tornou campeão do mundo na categoria super-pena pela International Boxing Federation.

Após derrotar Wilson Rodriguez em um embate que concorreu a “melhor luta do ano” na Ring Magazine em 1996, vencer a revanche contra Patterson e bater outros 3 oponentes, o boxeador canadense abandonou a coroa e subiu para a divisão dos leves. Sua terceira derrota foi para Angel Manfredy e depois perdeu em duas oportunidades para Ivan Robinson – uma delas foi eleita “melhor luta do ano” pela Ring Magazine e foi a segunda vez que ganhou esse prêmio, a primeira foi contra Gabriel Ruelas na última defesa de seu antigo cinturão – mesmo com esse título foi um ano ruim para Gatti que perdera todas suas apresentações.

Não apenas de lutas épicas foi feita a carreira do campeão, mas também existiram episódios polêmicos como a luta contra o ex-campeão Joey Gamache, o qual foi brutalmente nocauteado e ficou em estado de coma. Arturo Gatti aumentou aproximadamente 8 quilos após a pesagem no dia anterior e essa atitude fez com que as comissões de boxe fiscalizem até hoje o peso dos atletas no dia da luta.

Foto: Arturo Gatti (azul) x Micky Ward II / HBO

O seu maior rival foi o irlandês Micky Ward que terá sua história contada nas telas de cinema onde será interpretado por Mark Wahlberg (Quatro Irmãos). O europeu e o canadense tiveram uma trilogia de combates na qual Ward faturou a primeira – esta também ganhou prêmio de “melhor luta do ano” - e Gatti ficou com as outras duas.

Gianluca Branco disputou o título vago dos leves do World Boxing Council com Gatti e no final da luta viu a cintura do rival coberta de ouro. Porém após duas defesas o boxeador canadense viu seu prêmio sendo-lhe arrancado por um nocaute técnico, uma “cortesia” de Floyd Mayweather Jr. no ano de 2005. Os socos do estadunidense na área do abdômen diminuiu seu tempo de reação e após um golpe forte na região seu córner jogou a toalha. Começava o seu declínio.

No ano seguinte Micky Ward, seu maior rival, ensinou tudo que aprendeu sobre Gatti a Carlos Baldomir e atuou como seu técnico. O resultado foi Gatti na lona nocauteado no 9° round de um disputa válida pelo cinturão World Boxing Council dos meio-médios.

O último combate de Arturo Gatti foi contra o popular, porém mediano Alfonzo Gomes participante da 1ª temporada do reality show The Contender. O jovem mexicano não apenas lhe deu a terceira derrota por nocaute consecutiva, mas também o aposentou.

Arturo "Thunder" Gatti foi apoiado por seus fãs fiéis em todos momentos, seu legado inclui títulos mundiais e diversas outras condecorações, também foi homenageado com uma versão digital no vídeo-game Fight Night Round 4 da EA Sports no qual integra um elenco com lendas do calibre de Muhammad Ali, Sugar Ray Robinson, Mike Tyson e Carlos Monzon.

Arturo Gatti no jogo Fight Night Round 4 / EA Sports


Os trovões disparados de seus punhos causaram verdadeiras tempestades nos adversários não serão esquecidos pela nobre arte.

Compacto da carreira de Arturo Gatti