quinta-feira, 23 de julho de 2009

David Haye enfrenta Nikolai Valuev em novembro

Empresários não fecham acordo entre britânico e Vitali Klitschko

“Valuev é conhecido como ‘A Besta do Leste’ e há motivos para ele ter este apelido, pois é grande, feio, suado, peludo e vem do Leste da Europa”, assim David Haye (22-1, 22 KO’) anunciou o detentor do cinturão dos pesados da Associação Mundial de Boxe e seu futuro adversário no dia 7 de novembro.

O britânico e ex-peso cruzador Haye foi o principal nome de sua categoria nos últimos anos, porém é um novato entre os peso-pesados, e pelo seu passado e carisma é tido como uma promessa de renovação na categoria. Sua única derrota foi um nocaute técnico para Carl Thompson que expôs a fragilidade de seu queixo, porém seu trabalho de esquiva e sua agilidade compensam essa característica. Entre suas principais vitórias está o combate contra Enzo Maccarinelli que foi o catalisador da decadência deste que dura desde o ano passado.

David Haye tem 1,91m, enquanto Valuev com 2,18m – uma diferença de quase 30 centímetros – o que o torna campeão mais alto da história além de ser também o mais pesado com 140 kg, enquanto, o futuro rival tem "apenas" 97 kg. “Davi só precisou de um estilingue e uma pedra para derrubar Golias, minha mão direita tem mais poder do que isso”, afirmou o sempre confiante Haye sobre suas probabilidades contra o gigante russo.

Nikolay Valuev (50-1, 34 KO’s) já superou os estadunidenses John Ruiz e Evander Holyfield quando ambos não estavam mais em seu ápice e teve sua única derrota para o uzbeque Ruslan Chagaev. O boxe do campeão da AMB preza muito pelo jab apelando para o seu longo alcance para manter os rivais afastados e até os machucando muito com o poder de seus braços. Na luta contra Holyfield e Chagaev foi visto o baixo rendimento contra lutadores acima da média atual.

Haye acredita que lutando bem próximo do oponente possuirá maiores chances, mas não quer se aproximar muito, por acreditar que “ele é tão peludo que dá nojo”. Com essa tática vista nos dois pugilistas que incomodaram o gigante pode estar a maneira para derrotá-lo.

A novela “Haye e irmãos Klitschko”.

A luta que árbitros, pugilistas, jornalistas e fãs esperavam era a disputa entre David Haye e os irmãos Wladimir e Vitali Klitschko, o primeiro campeão dos pesados pela Federação Internacional do Boxe e Organização Mundial do Boxe, enquanto o segundo detém a coroa do Conselho Mundial de Boxe.

Vitali lutaria contra Haye em junho deste ano em Londres, após o londrino ter pedido uma oportunidade e ter aparecido na revista Men’s Health do país em uma foto-montagem com a cabeça decepada de Wladimir. O ex-cruzador inglês chegou a treinar com o membro do Hall da Fama Lennox Lewis, pois seu conterrâneo já enfrentara seu então futuro adversário e sabia os macetes para o superar. A luta não caminhou, e o desafiante obrigatório a coroa do primogênito foi Juan Carlos Gomez de Cuba que acabou vítima de um nocaute técnico.

Com a entrada do cubano na trama, o caçula Wladimir concordou em lutar contra Haye na mesma data, porém 17 dias antes a luta foi adiada em decorrência de um machucado nas costas sofrido pelo desafiante e sua equipe afirmou que futuramente queria uma oportunidade contra Vitali. Então, o campeão da FIB e OMB encarou Ruslan Chagaev e o despachou após não voltar para o combate depois do 9° round.

Agora o londrinho Haye encara o gigante Valuev e afirma não ter assinado contrato com a parte de Klitschko. Em entrevista ao site da ESPN os representantes dos irmãos consideram a decisão dos empresários de Haye uma falta de cordialidade, enquanto, em resposta os ingleses afirmam que a proposta oferecida não era justa. E enquanto isso, os telespectadores dessa novela aguardam para ver se David Haye é mesmo o homem que vai definir um novo padrão na categoria dos pesados.