quinta-feira, 2 de julho de 2009

Alexis Arguello foi encontrado com tiro no peito

Foto: Alexis Arguello / Getty Images

De La Hoya lamenta morte de ídolo

A polícia de Manágua, cidade nicaraguaense da qual Alexis Arguelo falecido ontem foi prefeito, o encontrou morto com um ferimento a bala no peito. A autopsia ainda não aponta a causa de morte. O jornal La Prensa aponta que o prefeito eleito ano passado foi encontrado com um tiro no peito. A mídia do país e a rádio Sandinista afirmam ter sido um suicídio.

Foto: Alexis Arguello / The Ring Magazine

Arguello foi campeão nas categorias pena, super-pena e leve, foi o sexto pugilista a conquistar três títulos em categorias diferentes e foi o 20° maior pegador de todos os tempos eleito pela revista The Ring Magazine. Seus combates memoráveis foram contra Aaron Pryor, Ray Mancini, Bobby Chacon, Ruben Oliveras, Rafael "Bazooka" Limon, Ruben Castillo e Diego Alcala.

"Estou abalado ainda, tivemos grandes lutas e ele é um grande campeão" revelou Pryor para a Associated Press. O "Gavião" estadunidense o derrotou em duas oportunidades, a primeira em 1982 e depois na revanche no ano seguinte. A primeira contenda ficou conhecida com a "Batalha dos Campeões" e Arguello tentava ser o primeiro lutador com cinturão em quatro categorias diferentes. O comabte foi assistido por 23 mil fãs em Miami e Pryor nocauteou o rival no 14° assalto.

O embate recebeu os prêmios de "Luta do Ano" e "Luta da Década" pela Ring Magazine, mas foi envolta em controvérsia. O treinador de Pryor, Panama Lewis deu ao seu boxeador uma garrafa de água no 13° giro que muitos afirmam conter substâncias ilegais. Pryor nega as acusações.

Na revanche o "Gavião" Aaron Pryor levou a melhor e nocauteou novamente, mas desta vez na 10ª etapa. Após o combate o nicaraguaense nunca mais foi o mesmo e até venceu algumas lutas, mas contra adversários de menor nome no círculo esportivo. Sua aposentadoria durou de 1986 até 1994 quando fez um retorno não recomendado aos ringues fez mais duas disputas e parou definitivamente.

Amigos e fãs lamentam a morte do herói da Nicarágua

Centenas foram ao velório no Palácio da Cultura na capital da Nicarágua, onde Arguello era prefeito. O estudante Jose Jarquin de 18 anos revelou que Arguello é um exemplo para todos com sua disciplina diferente "de outros atletas que nos envergonharam com suas atitudes fora do ringue".

Para o presidente Daniel Ortega o prefeito pugilista foi um exemplo de um ser humano que lutava pela verdade. O estadista cancelou uma viagem de encontro com o recém eleito presidente do Panamá Ricardo Martinelli para se despedir do colega.

O promotor de lutas Bob Arum conta que Arguello não foi apenas um grande lutador, mas o mais inteligente que ele já viu em ação com grande talento para a estratégia em cima do ringue além de ser uma excelente pessoa.

"Eu me senti triste ao saber da notícia. Alexis foi meu ídolo, escutei muito sobre ele e suas lutas e adorava seu estilo em cima do ringue. Em minha opinião ele foi o lutador mais influente que o esporte já produziu" confessa o empresário da Golden Boy Promotions Oscar de La Hoya, e futuro membro do Hall da Fama por suas conquistas no quadrilátero.

"Alexis foi meu ídolo... Em minha opinião foi o lutador mais influente" - Oscar de La Hoya

De La Hoya lembra que Arguello esteve presente em sua luta contra Steve Forbes ano passado que também foi sua última vitória. "Nós tivemos bons momentos antes e depois da luta. Arguello é definitivamente uma lenda por causa de sua inesquecível carreira e sua maravilhosa personalidade".

Sua popularidade o fez ser o condutor da bandeira de seu país nos Jogos Olímpicos de 2008 em Pequim, China. Arguello se tornou pugilista profissional em 1968 e estreiou com uma derrota para o obscuro Cachorro Amaya que nem consta nos anais do boxe.

Com seu 1,78m e longo alcance o atleta não sentia dificuldades ou perca em sua força ao mudar de categorias e foi considerado durante um período o melhor lutador do mundo independente de peso.

Na década de 1980 Arguello era contra o partido Sandinista após terem atacado suas propriedades e também sua conta no banco. ,as depois se uniu a eles que também é o grupo político do presidente Ortega.

O porta-voz do presidente Rosario Murillo atesta: "estamos chateados com essa notícia de partir o coração. Ele foi campeão dos pobres e um exemplo de perdão e reconciliação.


Foto: Réplica do Roupão de Alexis Arguello


Fontes: Associated Press / ESPN
Texto: Gabriel Leão