domingo, 31 de outubro de 2010

Diego “La Joya” Chaves vence por nocaute técnico Mosquera

Diego La Joya Chaves / TyC Sports - Arquivo

O argentino Diego “La Joya” Chaves (16-0-0, 13 KO's) manteve sua invencibilidade e bateu por nocaute técnico no 1° assalto o colombiano Jose David Mosquera (7-1-1, 5 KO's), ontem em combate na Argentina.

O último embate de “La Joya” resultou com uma vitória sobre o falecido brasileiro Jefferson Gonçalo em agosto deste ano. Somente nessa temporada foram até agora 4 apresentações, ritmo bom para quem é tido como prospecto e possível campeão mundial por fãs e críticas.

A carreira do jovem conterrâneo de Pascual Perez e Carlos Monzon é conduzida com cautela, na qual obteve o título latino da Organização Mundial de Boxe versão meio-médios. “La Joya” promete ser um dos nomes mais falados da próxima temporada ao lado do mexicano Saul “Canelo” Alvarez.

Sylvester mantém título dos médios da FIB

Sebastian Sylvester (esq.) e Mahir Oral (dir.) / Wende

O campeão dos médios (72,5 kg) da Federação Internacional de Boxe, Sebastian Sylvester (34-3-1, 16 KO's) da Alemanha, manteve com sucesso seu cinturão frente seu conterrâneo Mahir Oral (28-3-2, 11 KO's), o derrubando em três oportunidades e vencendo o combate feito em seu país no sábado por pontos.

“Estou satisfeito com a minha atuação. Sabia que tinha que pegá-lo no corpo e essa estratégia funcionou”, declarou o campeão que sofreu uma cabeçada acidental no início da peleja. As plaquetas apontaram 119-106, 117-107 e 117-107.

O acidente rendeu um corte acima do olho direito, mas não impediu seu progresso no ringue. No quarto assalto foi o ápice de sua apresentação quando deslanchou uma série de socos que durou por 2 minutos parecendo um solo de guitarra devastador.

Oral, apelidado de “Lion” (Leão) se negou a desistir e deu continuidade ao combate. Sylvester conseguiu dois knockdowns no 8° e 9° assalto. “Seus socos no meu tronco me detonaram. Sou alto pra categoria dos médio, portanto sou vulnerável a golpes nesta região”, declarou o desafiante Oral.

No 11° round, Oral voltou a lona, sentindo os golpes do “Hurricane” (Furacão), como é conhecido Sylvester. A luta foi ovacionada pelos 4.600 fãs presentes tanto pelo talento do vitorioso quanto a tenacidade do desafiante.

Primeira Dama mantém títulos da AMB, CMB e OMB meio-médio

Mikaela Lauren (dir.) e Cecilia Braekus (esq.) / Gero Breloer AP

A “Primeira Dama” do boxe, a norueguesa Cecilia Braekhus (15-0-0, 3 KO's) manteve suas coroas da categoria meio-médio (66,6 kg) ao bater a desafiante sueca Mikaela Lauren (6-1-0, 1 KO's) com um nocaute aos 40 segundos do 7° assalto em combate feito na Alemanha.

A luta foi premilimar da defesa de título do alemão Sebastian Sylvester frente seu compatriota Mahir Oral. A Primeira Dama manteve suas coroas da Associação Mundial de Boxe (AMB), Conselho Mundial de Boxe (CMB) e Organização Mundial de Boxe (OMB).

Serrinha perde!

Serrinha / Arquivo Pessoal

O colombiano Willian Urina (16-0-0, 13 KO's) tirou a invencibilidade do brasileiro Genilson dos Santos (20-1-0, 19 KO's), mais conhecido como “Serrinha”, e conquistou o título latino OMB supermosca (52,1 kg) em combate em Cartagena, na Colômbia.

Urina conseguiu apresentar maior velocidade e aplicou bem os golpes sequências para minar Serrinha ao longo do embate. No mesmo card o brasileiro Julio Cesar “Gaspar” dos Santos bateu o local Orlando Torres.

O evento principal teve duas lutas, o mexicano Raul “Rayto” Garcia (29-1-1, 17 KO's) bateu por decisão dividida o colombiano Luis de La Rosa (14-1-1, 8 KO's) e abocanhou o título interino OMB mínimo (47,6 kg).

Em outra disputa de título mundial o colombiano Jesus Geles (11-1-1, 5 KO's) faturou o título interno OMB mosca ligeiro (49 kg), com um empate majoritário tendo as plaquetas apontado 114-114, 114-114 e 115-113 o favorecendo.

Gaspar estreia com vitória no exterior

Gaspar / Reinaldo Carrera

O ex-motorista de lotação, Julio Cesar “Gaspar” dos Santos (16-0-0, 15 KO's), cruzador (90,7 kg) de 32 anos da equipe de Seu Edu Melo nocauteou ontem o colombiano Orlando Torres (10-9-3, 6 KO's), no país do rival. Foi a estreia do brasileiro fora de sua nação.

Gaspar estava programado para enfrentar o também colombiano Santander Silgado pelo título latino OMB, porém este que não sobe no ringue desde janeiro não apostou no encontro e abriu as portas para Torres que em setembro fora suplantado pelo brasileiro Laudelino Barros, o Lino.

sábado, 30 de outubro de 2010

Camacho Jr. destruído no 1° assalto

Camacho Jr & Macho Camacho / Matthew Staver

David Lemieux (24-0-0, 23 KO's) destruiu no primeiro assalto Hector Camacho Jr. (52-4-1, 28 KO's) em luta ontem no Canadá, país do vencedor que manteve o título Internacional dos médios pelo Conselho Mundial de Boxe.

Lemieux, 21, encaixou uma forte direita que bambeou o filho do audacioso tricampeão mundial Hector “Macho” Camacho e depois finalizou o porto-riquenho de 32 anos no final do assalto.

David Lemieux / Photo GYM Promotions

Holyfield tem nova data para lutar, dia 9 de dezembro

Evander Holyfield / Divulgação

Evander Holyfield (43-10-2, 28 KO's) tinha seu encontro com Sherman Williams (34-11-2, 19 KO's) agendado na Joe Louis Arena em Detroit para o dia 5 de dezembro, jogaram por conta de contratos televisivos para dia 12, mas agora acertaram para dia 9 do mesmo mês.

O combate é válido pelo cinturão da Federação Mundial de Boxe – agremiação de 2° escalão – em poder de Holyfield. O veterano de 48 anos faturou o título ao bater o sul-africano François Botha dia 10 de abril em Las Vegas.

Antes do africano, Holyfield vinha de uma controversa derrota para o então campeão mundial dos pesados pela Associação Mundial de Boxe, Nikolai Valuev da Rússia. Em dezembro de 2008. O pugilista americano é considerado o melhor peso cruzador de todos os tempos e foi campeão em 4 oportunidades distintas dos principais cinturões dos pesados.

Williams das Bahamas vem de uma derrota por decisão para o prospecto Manuel Charr em outubro na Alemanha. Em sua trajetória enfrentou pugilistas de renomes, mas nas lutas que foram suas principais acabou superado pelos desafiantes Ruslan Chagaev e Jameel McCline.

Holyfield segue em sua saga pessoal de ser o campeão mais velho do boxe por uma das principais quatro entidades, Associação Mundial de Boxe, Organização Mundial de Boxe, Federação Internacional de Boxe ou Conselho Mundial de Boxe, e bater o feito de George Foreman que conquistou seu segundo título aos 45 anos em 1994 ao bater Michael Moorer pelos títulos AMB e FIB.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

30 anos de solitária

Charles Bronson

Sentenciado originalmente há 7 anos por roubo de uma agência de correio, está trancafiado por mais de 34 anos sendo 30 na solitária. A história de Charles Bronson, nome adotado por Michael Gordon Peterson, aguçou o interesse dos leitores e trago mais um pouco dela aqui no Córner do Leão.

Mesmo tendo uma sentença tão longa por conta de suas rebeliões, nunca matou um ser humano e não agrediu nenhuma criança e mulher, seus alvos sempre foram autoridades que ele considera abusivas e uma maioria composta por criminosos.

Seu atual temperamento calmo é fruto do trabalho efetuado nas aulas de arte e literatura, publicou 11 livros e tem obras plásticas premiadas sendo que teve uma exposição no metrô londrino, mas por constranger familiares de suas vítimas os quadros foram retirados.

Não tem permitida visita de familiares e amigos, inclusive sua mãe de 78 anos. Até hoje tem sua condicional negada apesar de não ter ao menos levantado sua voz por 10 anos. Em 2009, o diretor Nicolas Winding Refn trouxe sua história para os cinemas com o filme Bronson.

Na obra, o ator britânico Tom Hardy, futuro Mad Max, interpreta o presidiário num papel complexo que não julgo como vilão, herói ou anti-herói do estereotipo hollywoodiano. Autoridades inglesas creem que a renda do filme deva ser revertida para as vítimas do biografado.

Bronson fez escolhas e foi encarcerado por elas, mas tanto tempo na prisão faz pensar se esse sistema no caso dele é falho e se seu caso está sendo julgado corretamente. Também vale lembrar se ele conseguiria se readaptar a liberdade. Uma de suas biografias se chama: “I Fear no one. Violence only makes madder and stronger” (Não temo ninguém. Violência só me deixa mais louco e mais forte).

Abaixo cenas dele praticando boxe no cárcere e uma cena de boxe clandestino com uma estética estilizada lembrando um videoclipe que levou o trabalho a ser um “herdeiro” do filme Laranja Mecânica (1971) de Stanley Kubrick. Além da declaração do representante dos funcionários de presidios sobre a polêmica do filme.





quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Solis e Austin definem próximo rival de Vitali Klitschko

Austin, Don King e Solis / David Martin Warr

O lendário promotor de boxe Don King anunciou que o americano Ray Austin (28-4-4, 18 KO's) e cubano desertor e residente em Miami Odlanier Solis (16-0-0, 12 KO's) lutarão dia 17 de dezembro para definir o futuro rival do campeão dos pesados pela Organização Mundial de Boxe Vitali Klitschko da Ucrânia.

Klitschko vem de uma vitória sobre o americano Shannon Briggs, e apesar dos rivais selecionados na eliminatória mantém sua mira sobre o campeão da Associação Mundial de Boxe David Haye do Reino Unido.

"Vou ter de fazer você engolir tudo isso que disse sobre mim"

Wladimir Klitschko e Dereck Chisora / AG. Inter

Wladimir Klitschko (55-3-0, 49 KO's), campeão dos pesados pela Federação Internacional de Boxe e da Organização Mundial de Boxe, está cansado das alegações de que estaria em uma zona de conforto no boxe feitas pelo desafiante Dereck Chisora (14-0-0, 9 KO's) do Reino Unido.

Pronto para o encontro no dia 11 de dezembro na Alemanha. Klitschko afirma que fará o rival “pagar” por sua audácia. “Você disse que não tenho muito talento para o boxe... Talvez você me considere um vagabundo nesse esporte. Então eu vou ter de fazer você engolir tudo isso que disse sobre mim”.

Irmão mais novo do campeão do Conselho Mundial de Boxe na categoria dos pesados Vitali, Wladimir de 34 anos já passou pelo nigeriano Samuel Peter, pelo americano Eddie Chambers e pelo uzbeque Ruslan Chagaev.

Chisora está invicto desde o período de amadorismo, é campeão da Grã-Bretanha e dos Jogos da Comunidade Britânica. Sua luta mais longa foi até o 9° assalto.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

O Martelo da Justiça nos ringues latinos


Everton Marques Ferreira, Admilson da Cruz, Jucimar Francisco Hipolito, Edegar da Silva, Ademar Leonardo Correa, Aldo Moreira da Silva, Raphael Zumbano, Mauro Aparecido Gomes, Ronaldo Naja, Marcos Celestino, Daniel Frank, Kleber Giovanne Souza Pereira e Daniel Bispo são brasileiros na lista do caminhoneiro Gonzalo Omar Basile. 13 homens.

Com apenas 34 segundos, Marcelo Nascimento vingou a fama de freguês que o boxe brasileiro tem e despachou o limitado “Patón” que teve sorte contra alguns bons quadros brasileiros e contou o elemento de lutar em casa, mas em toda mesa de jogo chega um momento que a sorte acaba.

Contar com a sorte é diferente de contar com a justiça e o cruzado de Marcelo foi o verdadeiro Martelo da Justiça que o boxe latino estava precisando dentro dos ringues. Algo que mostrasse o mercado feito para alimentar lutadores incompetentes com atletas que passam por condições precárias e acabam vendando seus sonhos para verdadeiros violadores.

Francisco Felix de Souza, o maior mercador de escravos no Brasil que vinha a ser negro deixou descendentes no boxe, alguns inclusive foram ex-praticantes da nobre arte ou cresceram entre pugilistas e hoje são praticantes de artes nefastas e nesse aspecto está a semelhança com Felix da Costa. O boxe brasileiro precisa do Martelo da Justiça.

Tyson não aposta em Haye contra os irmãos Klitschko

Mike Tyson / Agência Estado

Para o lendário Mike Tyson, o britânico campeão mundial dos pesados pela Associação Mundial de Boxe, David Haye deve se preparar melhor fisicamente para então pensar em desafiar Vitali ou Wladimir Klitschko.

Para o “Homem Mais Temido do Mundo”, Haye precisa ser mais ativo e subir mais ao ringue durante a temporada e não se apresentar apenas uma ou duas vezes por ano como tem feito desde 2007.

Para o americano Vitali, campeão CMB, e Wladimir, campeão OMB e FIB, mantém uma frequência de 3 lutas por temporada, o que é mais respeitável e também aponta o estilo mais constante da dupla no quadrilátero.

Uma dica de Tyson para Haye é que enfrente oponentes já derrotados pelos Klitschko para avaliar seu estágio. “Gostaria de vê-lo (Haye) superar uns cinco adversários já vencidos pelos Klitschko para depois sim estar pronto para desafiar os ucranianos”, comenta Tyson.

Sobre a próxima luta de Haye frente ao ex-amigo Audley Harrison dia 13 Tyson afirma: “Não gostei da escolha desse oponente (Harrison), mas entendo que Haye precisava lutar com alguém. É melhor do que ficar parado”.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Kozaev vence Joaquim Carneiro por nocaute técnico no 9° assalto

Aslanbek Kozaev / Divulgação


O brasileiro Joaquim Carneiro (10-2-0, 10 KO's) foi derrotado por nocaute técnico no 9° assalto pelo russo Aslanbek Kozaev (13-0-0, 5 KO's) no domingo em combate pelo título Conselho Mundial Júnior dos meio-médios (66,6 kg) em evento na Rússia.

Carneiro de 23 anos foi derrubado pelo russo no 2° round, mas prosseguiu no embate e viu a superioridade do atleta do leste europeu que venceu com a interrupção do árbitro. Kozaev, 22, elogiou o “queixo de granito” do brasileiro.

É a segunda derrota do atleta revelado pelo treinador Nilson Garrido que prepara boxeadores em sua maior parte de origem humilde embaixo de viadutos paulistas. Hoje treinando em uma estrutura com mais recursos por Peter Venâncio e agenciado por Mauro Katezenelson sofre sua segunda derrota internacional, a primeira foi em junho para o italiano Savatore Annunziata, em combate válido pelo título CMB Mediterrâneo.

O filósofo italiano e pensador da política moderna, Nicolau Maquiavel em seu opus-magnum (obra-prima), O Príncipe, ensina que o bom líder precisa de uma sólida base antes de alçar voos mais altos ou se pular essa etapa terá um esforço muito maior para montar sua base. Talvez seja o momento de preparar uma forte base para Carneiro no Brasil e América Latina como fazem com Issac Rodrigues e Jackson Jr. antes de buscar fama no outro lado do oceano.

Joaquim Carnero - Xandra Stefanel

domingo, 24 de outubro de 2010

Com apenas 34 segundos Marcelo “Martelo” se consagra campeão latino sobre Omar Basile

Marcelo Martelo / Hélcio Toth

O brasileiro Marcelo Luiz Nascimento (13-0-0, 11 KO's), mais conhecido como Marcelo “Martelo” bateu na noite de sábado na Argentina o portenho Gonzalo Omar Basile (48-5-0, 23 KO's) com apenas 34 segundos de luta. Um cruzado definiu tudo e deu ao paulista o título Latino dos Pesados da Organização Mundial de Boxe.

Tudo se deve a um fortíssimo cruzado de esquerda do Martelo – uma verdadeira martelada – que acabou com o favoritismo do experiente “Patón” Basile e o fez ser atendido pelos médicos por quase 10 minutos preocupando o público local.

Basile é velho conhecido dos brasileiros, derrotou 16 conterrâneos de Martelo, inclusive Raphael Zumbano, Daniel Frank e Daniel Bispo tanto que era tido como favorito para o embate do fim de semana.



ERRATA: Conforme o leitor-colaborador Marcelo, Numa das preliminares a brasileira Juliana de Aguiar (4-4-1, 3 KO's) começou bem, mas os jurados apontaram empate com a local Fernanda Alegre (7-1-1, 4 KO's).

Toshiaki Nishioka mantém título super-galo CMB sobre Rendall Munroe

Toshiaki Nishioka / Divulgação

O canhoto japonês Toshiaki Nishioka (37-4-3, 23 KO's). campeão supergalo (55,3 kg) do Conselho Mundial de Boxe manteve seu cinturão ao bater o desafiante Rendall Munroe (21-2-0, 9 KO's) da Inglaterra em encontro efetuado em Tóquio, Japão.

A vitória veio por decisão unânime com as plaquetas acusando 119-109 para Nishioka que fez sua 5 defesa e mantém uma sequência de 14 vitórias em sua carreira.

Chocolatito leva título interino mosca-ligeiro AMB


Roman Chocolatito Gonzalez / Japón ENDJerónimo Oporta

Roman “Chocolatito” Gonzalez (27-0, 23 KO's) da categoria mosca-ligeiro conquistou o cinturão interino da Associação Mundial de Boxe ao bater o rival Francisco “Chiquita” Rosas (21-8-2, 12 KO's) no Japão.

Durante a luta dos mexicanos, Rosas foi a lona três vezes e com apenas 1 minuto e 38 segundos do segundo round teve seu sonho interrompido. O embate estava previsto para 12 assaltos.

Sammy Gutiérrez é campeão peso mínimo interino da AMB

Sammy Gutiérrez - Divulgação

Sammy Gutiérrez (28-5-2, 19 KO's) do México conseguiu um nocaute técnico no 3° round sobre Luis “Mosquito” Carrilo (10-2-1, 9 KO's) para conquistar o título interino peso-mínimo (47,6 kg) da Associação Mundial de Boxe no sábado no México.

Conforme site da ESPN o título regular da categoria pela AMB se encontra vago. Pelo CMB o campeão é Oleydong Sithsamerchai da Tailândia, o sul-africano Nkosinathi Joyi pela FIB e Donnie Nietes das Filipinas como dono do título da OMB.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

“Estou bem e ansioso para voltar”

Shannon Briggs afirmou numa coletiva de imprensa hoje que voltará ao pugilismo após se recuperar de uma cirurgia no tendão do seu braço esquerdo, lesionado no combate de sábado pelo título mundial CMB contra o campeão Vitali Klitschko.

Além do braço deu entradas com nariz e órbita esquerda quebrados, e a imprensa divulgou uma suspeita de lesão cerebral que o atleta desmente. Outra cirurgia está programada para sexta-feira no hospital de Hamburgo (Alemanha), cidade na qual combateu Klitschko.

Briggs afirma ter se machucado no 1° assalto: “não sabia o que era, mas sabia que havia algo errado”. “Foi uma das minhas lutas mais duras, uma experiência bruta”, declarou o americano, ex-campeão pela Organização Mundial de Boxe.

Vitali e seu irmão Wladimir, também campeão mundial, visitaram o colega no hospital no qual ficará por pelo menos mais uma semana. “São grandes lutadores e campeões e fazem bem ao boxe”, assim Briggs definiu os Klitschko.

Haye quer irmãos Klitschko antes de aposentadoria em 2011

O britânico David Haye, campeão dos pesados pela Associação Mundial de Boxe, afirma que quer os irmãos Vitali e Wladimir Klitschko antes de completar 31 anos em 2011, quando se aposentará do pugilismo.

“Meu plano é me aposentar antes de cumprir 31 anos de idade (outubro de 2011). Já fiz muito até agora na minha carreira, fui campeão do mundo de cruzadores e é meu objetivo ser também na categoria dos pesados”, declarou o inglês hoje com 30 anos.

“Se os irmão Klitschko esperarem muito, perderão a oportunidade. Dentro de um ano me aposentarei, eles precisam se agilizar”, provoca os irmãos ucranianos que dominam a divisão atualmente.

Vitali é campeão mundial pelo Conselho Mundial de Boxe, e o caçula Wladimir é dono dos cinturões da Organização Mundial de Boxe e Federação Internacional de Boxe. Negociações foram mal sucedidas na temporada anterior e o inglês sofreu lesões que o fizeram evitar o embate naquele momento.

Boxeadores da Guiana desertam em Nova York

Clevon Rock, Devon Boatswain e Dexter Jordan da delegação da Guiana nos Jogos da Comunidade Britânica abandonaram sua esquadra no aeroporto de Nova York, nos E.U.A. O grupo retornava de Nova Delhi, na Índia em direção ao seu país.

Steve Ninvalle, ministro dos esportes da Guiana declarou na terça-feira a deserção dos atletas e defende que tal ação é uma vergonha para o esporte e para toda a nação. Nos últimos anos, oficiais da imigração dos E.U.A têm negado vistos para cidadãos do país subdesenvolvido por receio de que não voltem para sua terra natal.

Tyson é processado por paparazzi


O ex-campeão mundial Mike Tyson está sendo processado por agressão. O paparazzi Antonio Echevarria pediu na Justiça US$ 25 milhões pelos danos causados em novembro do ano passado quando tentou fotografar a filha do ex-atleta no aeroporto Internacional de Los Angeles.

Após o incidente, Tyson foi detido por assalto e lesões, mas o promotor de Justiça desistiu das acusações afirmando falta de “evidências”. Echeverri alega ter lesionado a medula e ter tido sua câmera quebrada.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

"Com esperança mostrei o coração de um leão"

Shannon Briggs - Robert Ecksel

O pesado americano Shannon Briggs permanece no hospital em decorrência dos ferimentos sofridos no embate pelo título dos pesados CMB frente ao campeão Vitali Klitschko da Ucrânia no último sábado.

Nariz e órbita esquerda fraturados, lesão no bíceps esquerdo e um possível dano ao cérebro foram informados pela imprensa sobre o ex-campeão da OMB que deixou o ringue em Hamburgo na Alemanha em pé e foi internado na mesma cidade.

Em comunicado à imprensa, o americano declara que não sofreu nenhum dano grave no cérebro e assume que a decisão de continuar combatendo ao invés de deixar o ringue foi sua contrariando as ordens de seu técnico.

“Com esperança mostrei o coração de um leão e a perseverança de um campeão”, defende Briggs que também sofre de asma. O jornal Bild afirma que o lutador entrou em colapso ao fazer teste de urina após o embate.

A imprensa alemã critica o árbitro Ian John-Lewis por não interromper o embate. 171 golpes de Klitschko penetraram as defesas do americano o acertando em cheio.

Depois de bater Briggs, Vitali quer defender título frente David Haye

Vitali Klitschko / Ag. Internacionais

O campeão dos pesados do Conselho Mundial de Boxe, Vitali Klitschko da Ucrânia, quer um encontro com o campeão da Associação Mundial de Boxe, David Haye do Reino Unido. No sábado Klitschko terminou com os sonhos mundialistas de Shannon Briggs e o mandou ao hospital.

“Queria enfrentá-lo e vencê-lo para trazer o título que ainda falta para a minha família”, declarou Vitali, irmão mais velho do também campeão Wladimir dono dos títulos da Federação Internacional de Boxe e da Organização Mundial de Boxe com o qual não pretende lutar.

Bernd Bonte, agente de Vitali anunciou que as negociações com Haye já estão abertas com propostas de 50% dos direitos de transmissão pelo mundo. O encontro entre o inglês e os ucranianos era previsto para a temporada passada, mas por lesões do campeão da AMB e negociações mal sucedidas não ocorreu.

Para técnico de Vitali, Briggs terá de se aposentar

Briggs - Martin Meissner AP

No último sábado o técnico Sdunek Fritz viu seu pugilista Vitali Klitschko defender seu cinturão mundial dos pesados do Conselho Mundial de Boxe batendo violentamente contra a cabeça do resiliente Shannon Briggs dos E.U.A. Para o treinador, o americano que foi hospitalizado não terá condições de continuar sua carreira no pugilismo.

Briggs terminou o embate em pé, teve sangramento no nariz e seu pior momento foi no 7º giro quando foi salvo pelo gongo. Após a apresentação em Hamburgo na Alemanha precisou ser hospitalizado e permanece em observação com fraturas no nariz, órbita esquerda, uma séria lesão no bíceps e uma preocupante suspeita de lesão cerebral.

Em entrevista ao tabloide inglês The Sun, Fritz se mostrou preocupado com o americano de 38 anos: “Briggs nunca mais será o mesmo. Ele deverá se retirar do boxe”. O atleta por seu lado publicou uma nota que não sofreu lesões sérias e ficará hospitalizado por precaução.

171 golpes limpos de Klitschko penetraram a guarda de Briggs durante os 12 rounds da contenda. O técnico do americano queria que ele desistisse do embate antes do gongo final, mas o atleta se recusou a bater em retirada.

É a segunda oportunidade mundialista perdida por Briggs, em 1997 foi derrotato pelo britânico Lennox Lewis. No passado foi campeão pela Organização Mundial de Boxe, mas teve um reinado curto.

domingo, 17 de outubro de 2010

Briggs é hospitalizado após derrota para Vitali Klitschko

Shannon Briggs (esq.) e Vitali Klitschko (dir.) / AP Photo

O americano Shannon Briggs (51-6-1, 45 KO's) foi hospitalizado em Hamburgo na Alemanha após desafiar o campeão de boxe dos pesos-pesados Vitali Klitschko (41-2-0, 38 KO's) da Ucrânia, dono do título do Conselho Mundial de Boxe no sábado. A internação foi logo depois do combate.

Briggs deu entrada com a órbita esquerda e nariz quebrados além de uma distenção no bíceps no esquerdo. A equipe de médicos na arena quis conduzi-lo em uma maca, mas o lutador negou e saiu caminhando.

O empresário Greg Cohen nega as notícias de lesão cerebral difundidas pela imprensa. A disputa de cinturão foi dominada pelo campeão, que sangrou Briggs e quase o derrubou no 7º giro não fosse o gongo.

Vazquez Jr. nocauteia Hernandez e continua campeão super-galo da OMB

Ivan Hernandez (esq.) e Wilfredo Vazquez Jr. (dir.) / Scott Foster

O portorriquenho Wilfredo Vazquez Jr. Bateu no 11º assalto o desafiante ao seu título de super-galo da Organização Mundial de Boxe no sábado, Ivan Hernandez do México em combate na Flórida, E.U.A.

No 10º giro Hernandez foi castigado com uma potente direita na cabeça e foi massacrado com combinações na cabeça e corpo. No round seguinte o monólogo de Vazquez iria continuar, mas o córner do mexicano pediu o encerramento da peleja.

Vazquez Jr. É filho de um campeão em três categorias distintas durante os anos 1980 e 1990 e esse mesmo consagrado pugilista além de ser seu pai é seu treinador.

Bute nocauteia Brinkley

Jesse Brinkley e Lucian Bute - Graham Hughes AP Photo

O romeno Lucian Bute (27-0-0- 22 KO's) manteve a invencibilidade e o cinturão de campeão dos supermédios da Federação Internacional de boxe no sábado ao bater o ex-participante do reality show The Contender, Jesse Brinkley (35-6-0, 22 KO's) em Montreal no Canadá.

Bute foi um verdadeiro general no ringue e controlou o adversário desde o início, aos 2 minutos e 48 segundos do 9º giro o corpo de Brinkley encontrava a lona pela 3ª e última vez após um devastador uppercut.

O romeno fez sua 6ª defesa de título, enquanto, Brinkley perdeu a maior chance de sua carreira no boxe. Bute conquistou o título ao bater Alejandro Berrio em 2007 após passar em uma eliminatório frente ao camaronês Sakio Bika.

Fez falta ao torneio Super Six de supermédios promovido pela Showtime, afinal, é o melhor em sua categoria na atualidade. É esperado por fãs e imprensa que o vencedor da disputa o encare na próxima temporada.

Na ausência de Dirrell, Ward encara Bika

Sakio Bika / Divulgação


O americano Andre Dirrell por motivos de saúde saiu do torneio Super Six e seu adversário, conterrâneo e amigo Andre Ward enfrentará a revelação do reality show The Contender, Sakio Bika dos Camarões em luta válida pelo título de supercampeão dos supermédios da Associação Mundial de Boxe, mas não pelo Super Six dia 27 de novembro.

Andre Ward nem precisa de pontos no campeonato, pois já está classificado para a etapa seguinte, mas Bika, por sua vez, não é moleza e já disputou duas vezes títulos mundiais, em uma empatou com o alemão Markus Beyer e depois perdeu por pontos para o galês Joe Calzaghe, ambas em 2006.

Os nomes de Peter Manfredo Jr., Sam Soliman, Jaidon Codrington constam na lista do vencedor do The Contender de 2007 além de ser reconhecido como queixo duro no ramo.

Holyfield tem luta adiada por acordo com televisão

Evander Holyfield / Ag. Internacionais

O veterano pesado americano Evander Holyfield (43-10-2, 28 KO's) por falta de espaço na programação na emissora de TV que transmitiria sua luta adiou sua defesa do cinturão da WBF (Federação Mundial de Boxe) – 2ª divisão – contra Sherman Williams esquamatizada para 12 de novembro em Detroit, Michigan.

Dezembro será o mês que especulam para o embate, na data Holyfield, considerado o melhor cruzador de todos os tempos e tetra campeão dos pesados, terá 48 anos e continua com sua epopéia rumo ao recorde de campeão mais velho do esporte em uma das 4 grandes entidades – FIB, AMB, CMB e OMB – até hoje o dono do recorde é George Foreman que obteve sua segunda coroa aos 45 anos.

Gaite mantém título feminino AMB

Gaite / Divulgação

A argentina Carolina Gutierrez Gaite (18-2-0, 13 KO's) manteve no sábado o título interino supermosca (52,1 kg) da Associação Mundial de Boxe frente a uruguaia Soledad Macedo em combate em Córdoba na Argentina.

Gaite mostrou superioridade no ringue. A campeã é conhecida pelos brasileiros por ter superado há 2 anos a paranaense Rosilette dos Santos.

Antonio Tarver estreia com vitória entre pesados

Antonio Tarver / Robert Hughes


Antonio Tarver (28-6-0, 19 KO's) bateu Nagy Aguilera (16-5-0, 11 KO's) na sexta-feira para estreiar com vitória na categoria dos pesados. O atleta interpretou um campeão mundial dos pesados no filme Rocky Balboa (2006) e foi algoz do personagem de Sylvester Stallone, até então era peso meio-pesado.

Medalha de Bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996, Tarver de 41 anos e vindo de um hiato de 17 meses começou lento no combate e superou o dominicano por decisão unânime dos juízes com triplo 98-92.

Em sua última aventura entre os meio-pesados Tarver perdeu a disputa de cinturão da Federação Internacional de Boxe para o campeão da entidade Chad Dawson dos E.U.A. A luta era uma revanche na qual Dawson também levou vantagem.

Briggs aguenta até o final com Vitali Klitschko

Shannon Briggs e Vitali Klitschko - Axel Heimken AP Photo

O veterano pugilista americano Shannon Briggs (51-6-1, 45 KO's) desafiou e perdeu por decisão unânime neste sábado para o campeão dos pesados do Conselho Mundial de Boxe, Vitali Klitschko (41-2-0, 38 KO's), em Hamburgo na Alemanha. A luta foi transmitida aqui pela ESPN Brasil.

O experiente ucraniano de 39 anos – 1 mais velho que o americano – mostrou superioridade no ringue, mesmo aplicando apenas um golpe que é sua direita, a qual o desafiante diminuia o impacto ao deslocar o pescoço quando arrematado por ela. Em alguns momentos ambos trabalharam na linha de cinturão.

Klitschko tem um repertório limitado, mas seus 2,02m e alta envergadura fazem com que seu punho se choque contra o rosto do adversário como uma marreta vindo de cima para baixo tanto que o americano sangrou na luta, além de ter sido salvo pelo gongo no 7º round.

A grande chance de Briggs estava em aplicar um nocaute logo nos rounds iniciais, pois seus problemas com asma e baixo condicionamento físico não o ajudam no decorrer do embate. A estrutura física mais densa, por outro lado, o auxília na assimilação de golpes do oponente.

Porém, o grande mérito do “Canhão” foi resistir até o último gongo e não ter sofrido uma queda, o que mostra que tem capacidade de encarar e derrotar nomes como o campeão da Associação Mundial de Boxe David Haye e o ex-campeão Nikolay Valuev.

Ao término a impressão que ficou de Vitali Klitschko é que seus movimentos estão mais lentos e a luta não foi fácil. Um pugilista mais elástico que trabalhe bem com pêndulos, mantenha boa esquiva e guarda dará trabalho e pode até derrotá-lo. Mas, infelizmente o pêndulo parece uma faculdade perdida na “evolução” do boxeador.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Tyson quer ser embaixador do boxe na China

Mike Tyson / Ag. Internacionais

Para Mike Tyson tudo que um embaixador faz é viver as custas do governo e passear no exterior com suas namoradas, mas o lendário campeão de boxe, quer servir seu esporte como embaixador do boxe na China.

A ideia do ex-lutador nova-iorquino é “espalhar seu evangelho” (do boxe) para o público chinês. Para a missão irá ao país em dezembro promover o esporte, mesmo sem saber exatamente o que fará como embaixador, mas tem certeza que terá algo a dizer.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

A iconoclastia de punho nu

Bronson (Tom Hardy) / Divulgação


O termo Iconoclasta nasceu para definir aquele que se opõe a cultos ou religiosos, no século XX se tornou aquele que desrespeita instituições veneradas. Charles Bronson é um homem que com seus anseios atacou o padrão transmitido pela coroa britânica e sua vida iconoclasta foi retratada no filme inglês Bronson (2009).

Lutador de boxe clandestino de punhos nus, Michael Gordon Peterson ficou conhecido como Charles Bronson, homônimo do astro hollywoodiano de Desejo de Matar (1974). Suas lutas eram realizadas no submundo inglês.

O filme mostra cenas que incomodam apontando a maneira desrespeitosa com a qual trata desde pugilistas clandestinos até autoridades e também como é ao mesmo tempo vítima de si mesmo. Emprisionado por mais de 34 anos, 30 deles permaneceu na solitária, se orgulha de ser o “preso mais violento da Britânia”.

A cadeia para este homem foi um “hotel”, no qual melhorou suas habilidades e afiou seus talentos. Situações de refém foram seus principais crimes, mas em nenhum momento feriu mulheres ou crianças tampouco constam homicídios em sua ficha criminal.

Na década de 1970 admitiu ao tabloide The Sun que “sempre quis ser famoso”, e isso pode ser interpretado como um efeito colateral do que o pensador francês Guy Debord definiu como “Sociedade do Espetáculo” na década anterior, a sociedade midiática na qual vivemos.

Bronson busca o estrelato em uma sociedade que aparência tem ressonância maior que conteúdo. Apesar do carisma de Tom Hardy, interprete do presidiário, o filme não é uma apologia ao crime, mas pode ser encarado como um retrato do homem com uma ótica tragicômica lembrando o clássico de Stanley Kubrick, Laranja Mecânica (1971).

Bronson conseguiu se tornar uma celebridade, e existe um movimento no Reino Unido que pede sua liberdade. Atualmente se dedica a arte e seu temperamento agressivo foi apaziguado pelas aulas de arte no cárcere. A obra em seus detalhes mostra que não necessariamente o meio corrompe o homem. Como explica o filósofo francês Edgar Morín sobre o Homo Demens, a loucura existe em cada um em doses variadas. A de Bronson aflorou com maior intensidade.

Bronson / Divulgação



segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Rigoberto Alvarez conquista título mundial

Nobuhiro Ishida (esq.) e Rigoberto Alvarez - AFP

O mexicano Rigoberto Alvarez (26-2-0, 19 KO's), irmão de Saul “Canelo” Alvarez, conquistou no final de semana o título vago supermeio-médio (69,8 kg) da Associação Mundial de Boxe ao bater o nipônico Nobuhiro Ishida (22-6-2, 7 KO's) por decisão dividida dos juízes.

A decisão apontou 115-112, 114-113 para Alvarez e 114-113 para Ishida que foi derrubado no sétimo round. O japonês era dono do título interino, teve chance de encarar Rigoberto pelo título regular, a deixou passar e a AMB definiu o portorriquenho Miguel Cotto como “supercampeão” da categoria – título “acima” ao regular –.

Arce nocauteia Garcia e insulta rival

Francisco Arce (esq.) e Isidro Garcia (dir.) / Rafael Soto

Francisco “Panchito” Arce (31-6-3, 22 KO's) nocauteou seu compatriota Isidro Garcia (25-8-2, 8 KO's), em luta em seu país. Mas, o destaque nas notícias foi o fato de Arce ter insultado o colega, enquanto, este estava ainda no solo antes do início da contagem do árbitro.

Arce atacou com vigor o ex-campeão mundial que por sua vez soltava risos de gozação frente ao perigo. No quarto assalto Garcia foi ao chão com 2 minutos e 52 segundos e então começaram as provocações por parte de Arce.

Cazares nocauteia Rossel e mantém título supermosca AMB

Alberto Rossel e Hugo Cazares / Alma Montiel

O mexicano Hugo Cazares (33-6-2, 24 KO's) levou um susto quando teve seu abdômen atingido pelo desafiante Alberto Rossel do Perú (24-8-0, 11 KO's), mas se recuperou e dominou a luta nocauteando para manter o título supermosca (52,1 kg) da Associação Mundial de Boxe, a apresentação se deu no México.

Rossel foi a lona no 4° e 7 ° assaltos. durante o 9° giro foi golpeado, ficou de joelhos e sinalizou que pretendia prosseguir, porém o árbitro Gustavo Padilla decretou o encerramento do embate. O peruano tentava se tornar o segundo de seu país a faturar um título mundial, conquista que apenas a pugilista Kina Malpartida obteve.

















domingo, 10 de outubro de 2010

Ismael Bueno pensa em dar um tempo no boxe

Jefferson Gonçalo (dir.) e Ismael Bueno (esq.) / Divulgação

O pugilista Ismael Bueno estava no ringue sábado (02/10) quando Jefferson Gonçalo perdeu os sentidos e foi internado. Após uma cirurgia e ter ficado em estado de coma, o atleta faleceu de morte cerebral na quarta-feira (06/10). Bueno foi afetado pelo evento e cogita se afastar do boxe.

Bueno telefonou para Natal Gonçalo, irmão de Jefferson e conforme matéria do Globo Esporte, ao invés de confortar o irmão do oponente acabou sendo confortado. Natal o lembrou que Jefferson ficou feliz ao saber que lutaria com ele, pois conhecia seu trabalho.

Bueno se sente culpado, mas Natal o consolou afirmando que foi um acidente. Mesmo assim, o pugilista pensa em deixar o esporte por um tempo e passar um período com familiares até decidir o rumo de sua vida.

No enterro em Itu no interior paulista na sexta-feira (07/10), Ismael carregou o caixão de Jefferson e lembrou que Natal pedia ao irmão que fizesse os exames para checar suas condições físicas.

Ismael Bueno garantiu na reportagem que não está se culpando pela fatalidade, mas vê nesse evento um sinal para mudanças de hábitos e um alerta para que o Brasil melhore suas condições de lutas.

sábado, 9 de outubro de 2010

Marcelo Martelo enfrenta Gonzalo Omar Basile na Argentina dia 23

Marcelo Martelo Nascimento (dir.) e Fabian Insaurralde / Hélcio Toth

No dia 23 de outubro, o brasileiro Marcelo “Martelo” Nascimento (12-0-0, 10 KO's) encara o desafio mais árduo de sua carreira: Gonzalo Omar Basile (48-4-0, 23 KO's) na casa do rival, Argentina.

O paulistano vem numa rota ascendente e é um dos principais prospectos nacionais na categoria dos pesados além de ter uma pancada forte, dos seus 12 adversários apenas 2 terminaram a luta que foram Adilson da Silva Santos e Raphael Zumbano, o qual Martelo derrotou assim que estreou.

Porém, em seu cartel Marcelo não encarou nenhum adversário com mais de 12 lutas no momento que o enfrentou e Gonzalo Basile é um calejado argentino experiente em derrotar brasileiros como Zumbano, Daniel Frank e Daniel Bispo, o qual bateu em suas duas últimas apresentações.

O enterro de Gonçalo

A emissora à cabo ESPN gravou uma matéria no enterro do pugilista Jefferson Gonçalo em Itú ontem. Disponível no site é possível ver a comoção de parentes e amigos.

O rival Ismael Bueno que enfrentou Gonçalo, na luta que causou seu acidente cerebral, está muito emocionado e não consegue se expressar sobre o fato.

O Córner do Leão deseja os melhores sentimentos para familiares, amigos e todos envolvidos com o boxe.

Clique aqui para assistir a matéria de Fernando Gavini para a ESPN.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

"Na Argentina seria um deus"

 Éder Jofre / Caio Guatelli ESPN

Éder Jofre é entrevistado por Luís Augusto Símon na revista ESPN de outubro.

O brasileiro Éder Jofre, 74, comemora em novembro 50 anos do título dos galos arrematado com uma vitória sobre o mexicano Eloy Sanchéz. Depois vieram 5 anos de domínio, uma ausência dos ringues e um vitorioso retorno coroado com o título dos penas. A revista ESPN entrevistou a lenda do boxe mundial para sua edição de outubro.

O jornalista Luís Augusto Símon com boas perguntas traz Éder não apenas para o fã de boxe, mas para todos com perguntas densas e respostas que são um nocaute. Aliás Éder há poucas semanas bateu um valentão de academia e conta essa história ao repórter.

Outras frases de efeito são a do título desse texto que remete ao tratamento dado ao também lendário Carlos Monzon na Argentina – este com habilidade inferior a de Jofre –. Sobre o baiano e também campeão mundial Popó, Jofre afirma: “... Era um cagão. Teve uma luta aí que ele desistiu. Não me dou bem com ele por isso”.

A matéria traz ainda um belo material fotográfico de Caio Guatelli mostrando Éder aos 74 em trajes de ringue, num ensaio de preto e branco. É notável como o boxe bem praticado mantém a saúde do indivíduo.

Clique aqui e confira o Making Of da matéria.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Refletindo sobre Gonçalo

Jefferson Gonçalo / Fabrício Coelho

A morte de Gonçalo expõe que o boxe no Brasil tem aspectos e ângulos que devem ser pensados e repensados.

Deixo aqui um clipe e a letra da música Long Long Way To Go de Phil Collins.

Long Long Way to Go - Phil Collins

Enquanto eu sento aqui tentando pensar no que dizer
Alguém jaz sangrando no campo em algum lugar
Então pareceria que nós ainda temos um longo caminho a seguir
eu já vi tudo o que queria ver hoje

Enquanto eu sento aqui tentando mover você do jeito que eu posso
O filho de alguém jaz morto num gueto em algum lugar
E pareceria que nós ainda temos um longo caminho a seguir
Mas eu não aguento mais isso

Desligue isto se você quiser
Desligue isto e tudo desaparecerá
Desligue isto se você quiser
Desligue isto ou desvie o olhar

enquanto eu sento e nós conversamos e continuamos conversando
O coração do ente querido de alguém para de bater na rua em algum lugar
então pareceria que nós ainda temos um longo caminho a seguir, eu sei
Eu ouvi tudo o que queria ouvir hoje

Desligue isto se você quiser
Desligue isto e tudo desaparecerá
Desligue isto se você quiser
Desligue isto ou desvie o olhar

Desligue isto
Desligue isto
Desligue isto
Desligue isto
Desligue isto
Desligue isto


While I sit here trying to think of things to say
Someone lies bleeding in a field somewhere
So it would seem we've still got a long long way to go
I've seen all I wanna see today

While I sit here trying to move you anyway I can
Someone's son lies dead in a gutter somewhere
And it would seem that we've got a long long way to go
But I can't take it anymore

Turn it off if you want to
Switch it off it will go away
Turn it off if you want to
Switch it off or look away

While I sit and we talk and talk and we talk some more
Someone's loved one's heart stops beating in a street somewhere
So it would seem we've still got a long long way to go, I know
I've heard all I wanna hear today

Turn it off if you want to (turn it off if you want to)
Switch it off it will go away (switch it off it will go away)
Turn it off if you want to (turn it off if you want to)
Switch it off or look away (switch it off or look away)

Switch it off
Switch it off
Switch it off
Switch it off
Switch it off
Turn it off


Andre Dirrell fora do Super Six

Andre Dirrell - Ap Photo Ingrid Barrentine

O super-médio Andre Dirrell teve de sair do Super Six por problemas neurologicos que podem encerrar sua carreira. O pugilista era cotado para encarar no campeonato seu amigo desde o amadorismo e conterrâneo Andre Ward. A luta estava marcada para dia 27 de novembro.

Dirrell tem queixas de dores na cabeça e tontura que começaram após sua luta contra o alemão “King” Arthur Abraham que na primeira rodada nocauteou Jermain Taylor dos E.U.A e o mandou para o hospital.

Na luta contra “King” Arthur, Dirrell estava prestes a chegar ao fim do embate quando no 11° round caiu na lona e o rival o acertou com uma direita na têmpora, enquanto caído. O americano venceu o combate com a desclassificação do alemão.

Já deixaram o torneio o americano Jermain Taylor e o dinamarquês Mikkel Kessler que foram substituídos por Allan Green dos E.U.A e Glen Johnson da Jamaica. A saída de Dirrell causa novos transtornos a programação do Super Six e afeta principalmente sua carreira.

A produção do torneio procura alguém que desafie Ward pelo seu título da categoria versão Associação Mundial de Boxe e sua próxima luta pode não ser participante do formato do campeonato. Entretanto, Ward já está classificado para a próxima fase.

Abraham e Froch lutam por título da CMB no Super Six

Arthur Abraham x Carl Froch - Promo Showtime

O título dos super-médios do Conselho Mundial de Boxe do afastado Mikkel Kessler será disputado pelo inglês Carl Froch e o alemão Arthur Abraham no torneio Super Six. O dinamarquês participava no mesmo campeonato, mas o deixou para cuidar do olho esquerdo.

O vencedor enfrentará Kessler quando este voltar após quase um ano de afastamento dos ringues. Froch já foi dono da coroa no passado e lutará agora em 27 de novembro contra Abraham para recuperar seu trono.

O título a princípio seria disputado pela dupla americana Andre Ward (atual campeão da Associação Mundial de Boxe) e seu amigo Andre Dirrell - que está fora do torneio conforme anunciado hoje -, ambos participantes do Super Six. Mas, a decisão foi revogada.

Falece Jefferson Gonçalo

Jefferson Gonçalo / UOL


Faleceu ontem no Hospital Samaritano de Sorocaba, interior de São Paulo o boxeador Jefferson Gonçalo de morte cerebral. O atleta estava internado desde sábado em estado de coma após desmaiar em um combate.

Gonçalo de 39 anos terá seus órgãos doados pela família. Os médicos suspeitam que o problema que afetou seu cérebro seria desencadeado em um luta futura independente do acidente na exibição contra Ismael Bueno.

Desde junho de 2009 quando perdeu por nocaute para Saul Alvarez vinha se apresentando em um ritmo intenso. Entre outubro de 2009 e janeiro de 2010 foram 4 derrotas consecutivas em território estrangeiro sendo que no mês de outubro da temporada passada teve de descanso entre duas lutas apenas 2 semanas.

Jefferson Gonçalo deixa parentes e alunos além de um trabalho respeitável como treinador área na qual vinha se destacando. O mesmo estava prestes a investir como promotor de eventos, sempre no boxe, uma de suas paixões.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Mike Tyson, Julio César Chávez e Kostya Tszyu candidatos ao Hall da Fama

Mike Tyson / Divulgação


Os pugilistas Mike Tyson dos E.U.A, Julio Cesar Chavez do México e Kostya Tszyu da Austrália são candidatos pela primeira vez para o Hall da Fama Internacional do Boxe (International Boxing Hall of Fame). 

Mike Tyson que se aposentou com 50 vitórias, 44 nocautes e 6 derrotas foi um dos homens mais temidos nos ringues tanto que seu apelido era “O Homem Mais Malvado do Mundo”, é o campeão mundial mais jovem da história tendo conquistado o título com um nocaute em 1986 sobre Trevor Berbick aos 20 anos. Depois unificou 3 dos 4 principais títulos e esteve no trono de 4 anos.

Devastou nomes lendários como Larry Holmes e Michael Spinks, mas perdeu a coroa para o então desconhecido Buster Douglas. Nunca mais se recuperou e é lembrado por ter mordido a orelha de Evander Holyfield em uma revanche da qual foi derrotado no primeiro encontro.

Sua vida fora dos ringues também foi tumultuada, acusado de agressão doméstica contra a ex-esposa Robin Givens foi preso por estupro de Desiree Washington – em um caso muito contestado por advogados e imprensa – no início dos anos 90.

Tyson é um fenômeno midiático se tornando mais querido e popular que os campeões vigentes e tem participado de filmes e outros produtos de entretenimento. Atualmente se livrou dos vícios em drogas e mantém uma vida mais regrada e pacífica, longe do empresário-parasita Don King.

Com 107 vitórias, 86 nocautes, 6 derrotas e 2 empates, o mexicano Julio Cesar Chavez deixou os ringues como o maior lutador mexicano – um país de rica tradição no esporte – e um dos maiores de todos os tempos.

Sua carreira durou 25 anos e lhe rendeu títulos entre os super-penas, leves e super-leves. As vitórias sobre Mario Martinez, Edwin Rosario e Jose Luis Ramirez o catapultaram a fama mundial e depois ao status de lenda.

Seu ápice durou entre 1984 e 1996 quando perdeu seu título dos super-leves para o também mexicano Oscar De La Hoya. O ano de 1990 o corou como o melhor da temporada pela Ring Magazine, bíblia do boxe.

O australiano Kostya Tszyu terminou sua trajetória nos ringues com 31 vitórias, 25 nocautes e 2 derrotas. Nascido na Rússia se mudou para a Austrália com uma bem sucedida carreira entre os amadores. Para obter o cinturão superleve da Federação Internacional de Boxe em 1995 bateu Jake Rodriguez. Defendeu sua coroa cinco vezes até perdê-la por nocaute para Vince Phillips.

O segundo reinado, no qual se consagrou e faturou três cinturões para se tornar campeão unificado, foi em 1999 quando bateu Miguel Angel Gonzalez, Julio César Chávez – não mais em seu primor –, Sharmba Mitchell e Zab Judah.

Sua saga foi terminada em um encontro com o britânico Ricky Hatton em 2005. Apesar de não ter anunciado sua aposentadoria não luta desde então. Para ser candidato o pugilista deve estar aposentado há pelo menos 5 anos.

Julio César Chávez Sr. / Divulgação

N'Dou quer Saul “Canelo” Alvarez

Lovemore N'Dou / Agências Internacionais

Depois de bater o veterano argentino e ex-campeão mundial Carlos Baldomir, o jovem mexicano de 20 anos Saul “Canelo” Alvarez (34-0-1, 26 KO's) está na mira de outro lutador experiente, desta vez o sul-africano Lovemore N'Dou (48-11-2, 31 KO's) de 39 anos. O encontro será no México dia 4 de dezembro.

“Vejo que ele erra muito no ringue”, revelou N'Dou. O sul-africano acompanhou os embates de Alvarez contra José Cotto de Porto Rico e Baldomir. Contra o primeiro viu que o jovem passou por aperto no começo da peleja e por pouco não foi à lona, mas bateu o oponente no 6° giro.

No embate com Baldomir, N'Dou defende que a vitória de Alvarez era esperada. Ex-campeão mundial da FIB superleve alega que Saul Alvarez quer fazer cartel o batendo mas alega: “comigo, a história seria muito diferente. Darei uma surra nele”.

Chavez Jr. encara Alfonso Gomez dia 4 de dezembro

Julio Cesar Chavez Jr. e Alfonso Gomez / Ricardo Conde

As negociações de Julio César Chavez Jr. (41-0-1, 30 KO's) para encarar Miguel Cotto melaram e seu futuro adversário será o ex-participante do reality show The Contender Alfonso Gomez (22-4-2, 11 KO's).

Chavez Jr. conseguiu com sua vitória sobre o irlandês John Duddy sair da sombra do seu lendário pai Julio César Chavez, mas ainda precisa de grandes desafios e Gomez será mais uma preliminar pra nomes como Saul Alvarez, Yuri Foreman e Miguel Cotto.

Para Gomez dezembro é uma chance de mostrar que é muito mais do que um lutador carismático que consegue simpatia dos fãs de boxe por ser um esforçado azarão e passar a figurar no 1° escalão do boxe. Ao seu favor conta ter aposentado o respeitável e falecido Arturo Gatti em 2007.

Médicos devem reduzir sedação de Jefferson Gonçalo que está em coma induzido

Jefferson Gonçalo / UOL

Os médicos do Hospital Samaritano de Sorocaba responsáveis pelos cuidados de Jefferson Gonçalo, em coma na U.T.I após o combate de sábado, afirmam que vão reduzir a sedação do atleta que passou por uma cirurgia de 5 horas no cérebro, conforme nota do site da Liga Paulista de Boxe.

Durante a intervenção cirurgia efetuada durante sábado e domingo parte do cérebro do atleta foi retirada e segundo os especialistas o mesmo deve ficar com o lado esquerdo do corpo paralisado. Por sua constituição física Gonçalo reagiu bem ao pós-cirúrgico e existe a expectativa que inicie o processo de reversão do coma induzido ainda hoje.

Ainda assim o estado de saúde do pugilista é considerado grave, mas seus órgãos funcionam dentro da normalidade.

O acidente que culminou com o coma de Jefferson Gonçalo aconteceu sábado na “3ª Noite Saltense de Luta” na qual sofreu um nocaute no 5° assalto para Ismael Bueno em luta programada para 6 rounds.

No começo do 5° assalto Gonçalo foi ao chão sem receber um único golpe pesado e desmaiou, voltou a consciência e disse: “Estou sentindo que meu cérebro parece querer inchar”, conforme o site da Liga.

Gonçalo foi atendido no Hospital de Salto e depois movido para Sorocaba, existe a suspeita que o problema poderia ser desencadeado em qualquer embate.

O Córner do Leão agradece ao jornalista Reinaldo Carrera responsável pelas informações que tem sido veiculadas na internet pelo caso e o acompanha desde o início.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

"El Nica" tratoriza Denkaosan Kaovichit

Luis "El Nica" Concepción / Sumio Yamada

O panamenho Luis “El Nica” Concepción (22-1-0, 17 KO's) abateu no 1° round o tailandês Denkaosan Kaovichit (50-3-1, 20 KO's) e manteve o cinturão dos moscas (50,8 kg) interino da Associação Mundial de Boxe. A luta foi o “evento-principal” do festival “KO a las Drogas” efetuado na Arena Roberto Durán no Panamá.

Os espectadores da Cidade do Panamá viram El Nica derrubar Kaovichit três vezes com precisão que fez o árbitro Rafael Ramos interromper o desafio. O panamenho supera um ex-campeão mundial e agora se mostra válido para adversários mais perigosos.


Guillermo Jones mantém título dos cruzadores AMB após 2 anos fora dos ringues

Guillermo Jones / Sumio Yamada


Após 2 anos ausente dos ringues o panamenho Guillermo Jones (37-3-2, 29 KO's) manteve no domingo o título dos cruzadores (90,7 kg) da Associação Mundial de Boxe no festival “KO a Las Drogas”, na Arena Roberto Dúran, na Cidade do Panamá.

A vitória veio por nocaute técnico no 11° assalto sobre o russo Valery Brudov (38-3-0, 27 KO's). Na primeira parte da luta Jones teve de desenferrujar a máquina, mas seu ritmo melhorou na outra parte da contenda.

O árbitro Luis Pabón que completou sua 100ª atuação em disputas mundiais nesta luta a interrompeu quando Jones machucou o lado esquerdo do rosto de Brudov e convocou o médico para avaliar as condições do europeu que sangrava muito. A luta foi paralisada aos 2 minutos e 16 segundos do 11° giro.

A conquista do cinturão de Jones se deu quando bateu em setembro de 2008 Firat Arslan da Alemanha. Por conta de contusões e falta de adversários ficou desde então inativo, agora o empresário Don King o quer entre os peso-pesados.