sábado, 8 de janeiro de 2011

“10 Segundos”, a vida de Éder Jofre nos cinemas

Eder Jofre e Thomas Stavros (ator) / (Foto: Felipe Hanower - O Globo)


Éder Jofre completou em novembro do ano passado 50 anos do título mundial dos galos, ganhou o prêmio Adhemar Ferreira da Silva do Comitê Olímpico Brasileiro, mas as homenagens não terminam.

10 Segundos com previsão para este ano é a cinebiografia do pugilista contando a história de perseverança do Galo de Ouro e seu pai Aristides “Kid” Jofre. A produção fica por conta de Breno Silveira que rodou a história da dupla sertaneja Zezé de Camargo e Luciano em 2 Filhos de Francisco (2005) . Na direção sobe ao córner o publicitário Chico Abreia que divide a direção com Walter Carvalho de Budapeste (2009), obra baseada em romance de Chico Buarque.

No papel do herói nacional dono de um cartel de 72 vitórias, 2 derrotas, 4 empates e 50 nocautes vem o jovem ator Thomas Stavros. A persistência do artista foi similar a de Sylvester Stallone quando trouxe aos cinemas o 1° Rocky. Stavros ralou pra juntar toda essa equipe e foi escolhido pelo próprio Éder Jofre para interpretá-lo.

Stavros de 34 anos é diretor teatral e dramaturgo além de ator. Assim como Stallone rodou os estúdios batendo de porta em porta com o roteiro do filme Rocky (1976) que levou o Oscar de Melhor Filme, o brasileiro persistiu no seu chamado para interpretar o rapaz do Parque Peruche na capital paulista que conquistou o mundo.

O ator sonhou que lutava num ringue e era chamado de Éder Jofre, então, viu que era uma convocação e partiu para interpretar o homem que ganhou seu primeiro título com um nocaute sobre o mexicano Eloy Sánchez em 1960 e o segundo, já na categoria pena, em Brasília ao superar o cubano José Legra em 1973.

A biografia gira em torno do amor entre pai e filho, a relação de Kid Jofre e Éder rendeu um dos maiores nomes do pugilismo mundial de todos os tempos além de um dos principais heróis do Brasil. Para interpretar Kid estão sendo sondados os argentinos Ricardo Darín de O Segredo de Seus Olhos (2009) e Darío Grandinetti de Fale com Ela (2002).

Walter Carvalho reconhece em matéria do Jornal O Globo feita por Rodrigo Fonseca que o boxe e o cinema nacional não são íntimos tendo como principais expoentes o documentário sobre a família Zumbano-Jofre com foco em Éder de Ugo Giorgetti, Quebrando a Cara (1986), e Na Ponta da Faca (1977), a história de um migrante nordestino interpretado por Stepan Nercessian.


10 Seconds - Éder Jofre from Studio Digital WG on Vimeo.