quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Fábio Maldonado leva seu boxe para o UFC e pode encarar Toney

Fábio Maldonado / (Foto: UFC Divulgação)

O início no ringue foi em 1997 aos 17 anos, Fábio Maldonado, 30, já mostrava a potencia dos golpes e despachou três oponentes naquela edição dos Jogos Abertos do Interior no estado de São Paulo, lembra que foi o mesmo ano que o campeão de MMA pelo UFC Anderson Silva começou no pugilismo.

A primeira luta de MMA foi em 2000 ainda faixa branca de jiu-jitsu, mas bi campeão nacional de boxe olímpico. “entrei no MMA por gostar de golpear com luvas bem pequenas e ver no que dava depois do clinche do boxe, sempre adorei MMA”, explica o boxeador que treina na equipe da nova modalidade com os irmãos campeões Rodrigo “Minotauro” e Rogério “Minotouro” Nogueira.

Agora Maldonado tem contrato assinado com o UFC, principal força do MMA e justifica “sempre conciliei mal as duas carreiras, pois não fazia tão bem nenhuma delas, em 2010 fiz duas lutas de boxe, mas dei uma parada com o pugilismo pra assinar com o UFC.

Sobre os treinos com os Nogueira lembra que “sempre foram muito bons, aprendi muito com eles e tenho história com ambos e estão entre os melhores seres humanos que conheci”. Há um tempo não treina com Minotouro e o Minotauro não faz suas sessões no ringue por conta de uma cirurgia, portanto, os treinos em Florianópolis (SC) são com Thiago Tavares e em Santos (SP) com a equipe do Memorial.

O lutador aponta que universo do MMA brasileiro presta atenção no boxe, porém “o resto da mídia que não dá a atenção merecida nem para o boxe e tampouco pro MMA”. Um quadro que pode ser observado no veto que ambas modalidades sofrem em cadernos esportivos apesar da representatividade econômica e popularidade.

No boxe o invicto Maldonado estreou entre os profissionais em 2002 e são 22 vitórias sendo 21 por nocaute, no MMA. São 18 vitórias, 3 derrotas sendo que nocauteou 12 oponentes e finalizou 3. Sua estreia no UFC foi contra James McSweeney em outubro e terminou com vitória por nocaute técnico após uma sequência de socos.

Para 2011, o UFC tem interesse em ver o brasileiro frente ao ex-campeão de mundial de boxe James Toney, 42, dos E.U.A que vem de uma derrota em sua estreia para o lendário Randy Couture. Maldonado declara que ainda não tem nada de concreto para o embate e que Toney é um de seus ídolos o qual tenta emular suas defesas de ombro. Caso encare o americano Maldonado declarou para o site da Liga Paulista de Boxe que lutará em pé.

Maldonado tem uma situação especial em relação aos pugilistas conta com patrocínios como o Cemitério Memorial de Santos e a empresa de equipamentos para lutas Pretorian, os quais agradece muito.