terça-feira, 4 de janeiro de 2011

"O único lugar onde sucesso vem antes do trabalho é no dicionário"


Preparação de Leandro Siqueroli com Coach Diogo

Diogo Souza fala de seu trabalho como preparador físico de boxeadores e lutadores de MMA

“O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”, a frase conhecida é usada pelo preparador físico Diogo Leandro de Souza, 28, formado em Educação Física pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e pós-graduado em Reabilitação Cardíaca e Casos Especiais pela Gama Filho. Souza conhecido no meio esportivo como Coach Diogo trabalha com atletas de MMA, jiu-jitsu e boxe dentre eles Carlos Galvão e Leandro Siqueroli, além de manter uma parceria com os irmãos Rodrigo e Rogério Nogueira do MMA.

Galvão lutador de jiu-jitsu e MMA aponta que o corpo bem condicionado o prepara inclusive psicologicamente para suas batalhas e tem no boxe um de seus alicerces lhe fornecendo preparo cardiovascular aeróbico e movimentação no octógono.

Souza planeja seu trabalho conforme o perfil do pugilista seja ele mais agressivo ou cauteloso e leva em consideração suas metas e objetivos para entender as pressões envolvidas no ramo. Os trabalhos mais visados no período são treinos de força, potência, resistência anaeróbica e aeróbica e o mais atual resistência de força.

Seu método é aplicado há pouco tempo no campeão paulista Leandro Siqueroli, mas já apresenta progressos. Inclusive o pugilista ganhou um físico mais delineado e é visível o progresso em sua respiração na sessão de treinos.

“No Brasil ainda sofremos com a precariedade e falta de apoio ao esporte, porém com o talento e garra do brasileiro conseguimos muitas vezes transpor barreiras nesta caminhada”, analisa Souza. O quadro dos atletas nacionais em relação ao trabalho de preparação física que investem mais em suplementos alimentares do que em profissionais.

O preparador físico ainda ressalta o valor de inclusão na sociedade presente nos esportes para mostrar as empresas o retorno para elas como responsabilidade social além dos benefícios para saúde. O boxe é um dos principais meios de ascensão social e o pugilista adquire uma disciplina para sua vida independente de títulos mundiais. A família Zumbano-Jofre é um dos maiores exemplos desse fenômeno.

Agora em Janeiro os irmãos Nogueira preparam uma clínica de treinamentos especializados de alto rendimento com Diogo Leandro de Souza, para conferir detalhes clique aqui.



Treino de boxe com o campeão de caratê Marcelo Fonseca:




Convite para a clínica de MMA no centro de treinamento dos Nogueiras com participação de Coach Diogo:




Treino de Rodrigo "Minotauro" Nogueira com Coach Diogo:




Treino de preparação física de Leandro Siqueroli com Coach Diogo: