domingo, 15 de maio de 2011

Andre Ward bate Arthur Abraham e confirma sua dominância no Super Six

Andre Ward (esq.) e Arthur Abraham (dir.) / (Foto: Big Joe Miranda)


O americano Andre Ward, 27, bateu por decisão unânime o armênio-alemão “King” Arthur Abraham, 31, na noite de ontem no estado americano da Califórnia e reteve seu super cinturão da Associação Mundial de Boxe (AMB) dos pesos supermédios (76,2 kg).

Apesar de ser californiano, Ward foi recepcionado com vaias, a maior parte da torcida era formada por membros da comunidade armênia com bandeiras do país nas cores vermelho, azul e laranja. O americano apenas sorriu para a plateia e descontou o desaforo com seu bom boxe.

A superioridade de Ward era destacável com sua combinação de poder e velocidade avassaladores com os quais dominou o rngue na noite de sábado e venceu a semifinal do torneio Super Six.

Ward (24-0-0, 13 KO's), medalhista de ouro olímpico, deu uma aula para o aluno europeu de tática de ringue para Abraham (32-3-0, 26 KO's) que tinha um currículo impecável até perder três lutas seguidas no Super Six e tinha começado na dianteira do torneio com um nocaute sobre Jermain Taylor dos E.U.A.

O artista marcial e ator Bruce Lee ensina que o sucesso numa luta está em se adaptar as condições como faz a água, e Ward talvez mesmo não tendo escutado esse ensinamento colocou uma estratégia que driblou o poder dos punhos aplicando “uma maneira diferente do que planejado de início”. Sua felicidade era imensa e declarou aos repórteres: “nós vamos para a final, baby”.

Outra dificuldade dentro de seu estilo foi a impossibilidade de lutar no in-fight, ou seja, bem próximo do adversário. O árbitro não deixava ambos se aproximarem muito o que tirava a vantagem do olímpico. “Gostaria que o árbitro me deixasse no in-fight, porque era isso que eu tinha planejado, porém fizemos ajustes e faturamos. Permanecerei humilde e trabalhando duro. Quero ser campeão por um longo período e levar o menor número de golpes possível”.

As papeletas apontaram 120-108, 118-110 e 118-111. Ward não tem uma derrota desde os tempos de amador quando tinha 12 anos. O ouro do olimpo esportivo veio nos Jogos de Atenas em 2004 tendo o último ouro de um atleta americano no boxe nas últimas três olimpíadas.

“Comecei bem e me vi bem nos três rounds iniciais”, declarou Abraham. “Ele não me acertou, bloqueei muitos de seus socos, mas quando tentei o nocaute não consegui, travei e fiquei tenso demais”.

Na outra chave o inglês Carl Froch está como favorito para derrotar o veterano jamaicano Glen Johnson em combate do dia 4 de junho em Atlantic City, Nova Jersey nos E.U.A, mas o favoritismo do torneio está em Ward.

Após o Super Six, o dinamarquês Mikkel Kessler que esteve na competição e saiu por problemas de saúde, será o adversário do campeão, mas o público anseia por ver o rei do Super Six diante do romeno Lucian Bute, campeão pela Federação Internacional de Boxe, que é considerado o melhor da categoria na atualidade e não participou da disputa.

Andre Ward / (Foto: Kevork Djansezian / Bongarts / Getty Images)