segunda-feira, 2 de maio de 2011

Morre Henry Cooper

Sir Henry Cooper / (Foto: Sport.Uk)


Muhammad Ali foi ao chão e o mundo ficou mesmerizado em 18 de junho de 1963 na Arena do clube de futebol Arsenal em Londres, na Inglaterra. Ontem, o dono desse feito faleceu. Sir Henry Cooper se foi aos 76 anos, dois dias antes de seu aniversário. Descansava na casa do filho na cidade de Oxted, estado de Surrey na Inglaterra.

“Henry sempre tinha um sorriso pra mim. Um sorriso cálido e que abraçava. Sempre era um prazer estar na companhia dele. Vou sentir muita falta do meu velho amigo. Foi um grande lutador e um cavalheiro”, disse Ali para a BBC de Londres.

Henry foi escolhido duas vezes atleta do ano pela rede de comunicação BBC e foi coroado com o título de “Sir”, cavaleiro, pela Coroa Britânica em posse da Rainha Elizabeth II, em 2000, único pugilista a receber tal honra. Além de enfrentar com coragem o lendário Ali foi campeão nacional e europeu. A carreira foi de 1954 a 1971 contabilizando 40 vitórias, 27 nocautes, 14 derrotas e um empate.

Abaixo transcrevo postagem de 25 de agosto de 2007 na qual relato um pouco de ambos encontros.


O Rei e o Cavaleiro




Henry Cooper lutou em duas oportunidades contra Muhammad Ali e no primeiro quase o nocauteou, por essa façanha merece o título de Sir da coroa inglesa

Bons lutadores subiram no ringue contra Muhammad Ali (1942), porém foram poucos que conseguiram um knockdown contra “The Greatest”, na verdade devida a sua excelente esquiva poucos podiam acertar o gladiador de Louisville.

Henry Cooper (1934) foi um desses poucos e quando conseguiu o seu knockdown na luta de 1963 em casa no Wembley Stadium perdeu a chance de nocautear o oponente com o soar do gongo que encerrou o quarto assalto.

Com o intervalo dos rounds surgiram problemas nas luvas de Ali que na época ainda era Cassius Clay. Alguns dizem que o treinador Angelo Dundee cortou as luvas do pupilo para ganhar tempo, mas o jornal britânico Boxing News investigou em 2003 as imagens e comprovou que Ali ganhou apenas 5 segundos à mais e não os 3 ou 5 minutos afirmados por essa história dos ringues.

Com uma seqüência de socos o olho esquerdo de Cooper começa a sangrar e por razão de seu estado o árbitro decide interromper a luta no quinto assalto, até a atriz Elizabeth Taylor pediu pelo encerramento do embate. Três anos depois ambos se reencontraram no ringue. Ali saiu vitorioso, entretanto nessa oportunidade respeitou mais o perigo que o oponente bretão representava.

“Ele me bateu tão forte que até meus ancestrais na África sentiram” exclama Ali sobre a luta de 1963. Cooper por ter detido os cinturões Britânico, Europeu e Commonwealth recebeu a honraria maior de seu país o título de SIR dado pela coroa inglesa.

Compacto de Sir Henry Cooper