quinta-feira, 5 de julho de 2012

Federação de Boxe de Luxemburgo abre ação em proteção de dirigentes

Haye (segundo à esq.) e Chisora (primeiro à dir.) / (foto: divulgação)

A Federação de Boxe de Luxemburgo (LBF) abriu ação judicial para prevenir a Federação Britânica de Boxe (BBBofC) de "intimidar" seus integrantes pela participação no combate entre os ingleses David Haye, 31, e Dereck Chisora, 28, no dia 14 de julho, em Upton Park, estádio do West Ham, em Londres, Reino Unido.

Conforme as leis da União Europeia (UE), pugilistas podem se apresentar em qualquer território da UE caso  tenham licença de um dos países-membros. O embate possui sanção dos dirigentes de Luxemburgo.

A medida da entidade de Luxemburgo é uma resposta à ameaça inglesa de rescindir a licença de todos envolvidos no confronto muito criticado pela BBBofC e pelo Conselho Mundial de Boxe (CMB). Segundo comunicado da LBF, os dirigentes então precisaram entrar na justiça.

Chisora e Haye não são pessoas bem vistas pela BBBofC. Haye estava sem licença para boxear desde sua aposentadoria em outubro do ano passado, após derrota para Wladimir Klitschko*. Chisora foi banido por tempo indeterminado pelo CMB ao se envolver em uma pancadaria com o futuro rival após ser derrotado por Vitali Klitschko, quando desafiou o ucraniano pela cinta mundial dos pesados do CMB.

*W. Klitschko é campeão mundial dos pesados da Federação Internacional de Boxe (FIB), Organização Mundial de Boxe (OMB) e Associação Mundial de Boxe (AMB), este último cinturão tirou de Haye quando o superou.

Fonte: Globo Esporte.com