quinta-feira, 26 de julho de 2012

Grandes homenageam Muhammad Ali em cerimônia em Londres

W. Klitschko (esq.), L. Hamilton (em pé), M. Ali (centro) e B. Becker (dir) / (foto: Sports For Peace.org)


Astros do cinema e dos esportes homenagearam na quarta-feira, em Londres, o lendário pugilista Muhammad Ali, no evento beneficente Sports For Peace organizado como parte da contagem regressiva para a abertura dos Jogos Olímpicos de 2012.

Ali, 70, compareceu ao evento, no Museu Victoria and Albert, e cujos anfitriões foram os atores americanos Angelina Jolie e Brad Pitt. Entre os convidados estavam o piloto britânico Lewis Hamilton, o tenista alemão Boris Becker, o boxeador Wladimir Klitschko e a atriz americana Rosario Dawson.

O irmão de Ali, Rahaman, disse que o ex-campeão se sentiu orgulhoso e lembra do fato de ter sido da equipe de 1960 nos Jogos Olímpicos de Roma quando faturou a medalha de ouro. O ícone aponta que seu país terá campeões nesta edição.

"Muhammad Ali é um esperança para mim e muitos outros. Ele sempre foi um lutador de verdade. Ele é dono de muita energia, carisma. Ali é um ídolo para milhões de pessoas. Ele é o 'Rocky' da vida real", declarou Klitschko em discurso.

Em sua autobiografia, Ali revelou ter jogado a medalha no rio Ohio depois que lhe negaram mesa em um restaurante exclusivo para brancos, nos EUA segregacionista. Anos depois, uma outra medalha lhe foi entregue. Outra versão aponta que a medalha foi perdida/roubada apenas, mesmo assim foi reposta.

Nos Jogos de Atlanta-1996, ele foi o último atleta a participar do revezamento da tocha olímpica, uma das imagens mais fortes das cerimônias de abertura dos Jogos Olímpicos.

Fontes: Terra e FightNews