sábado, 7 de julho de 2012

Entrevista com Erica Matos

Erica Matos / (foto: reprodução Facebook)

Erica Matos vai com a equipe brasileira para os Jogos de Londres 2012, foi a última a carimbar sua participação tendo recebido a vaga continental devido ao seu desempenho no campeonato mundial do ano passado.

Lutadora da categoria até 51 kg fala da realidade atual do pugilismo amador brasileiro, da atuação da Petrobras junto ao grupo e de como se sente indo para os Jogos ao lado de seu esposo Robson Conceição que também calçará luvas para representar o Brasil.

Como foi seu começo no boxe?

Me chamo Erica Matos, tenho 29 anos, comecei no boxe com 21 anos de idade, por uma questão de estética, mas logo fui tomando gosto pela modalidade, treinava com Ricardo Dabaga, meu primeiro técnico e que na épocame disse que tinha talento e me levou para o meu atual técnico Luiz Dórea com quem disputei o meu primeiro campeonato Brasileiro em 2005 e fui campeã.

As condições dos atletas brasileiros de hoje são as ideais?
Acredito que muitas coisas podem melhorar, pois temos o material humano o que nos falta são pessoas que acreditem no nosso trabalho e nos respeite como merecemos.

O que o trabalho em conjunto com a Petrobras trouxe?

A Petrobras trouxe um conjunto de benefícios para nós atletas, nos proporciona mais oportunidades de desenvolvimento na modalidade.

O que falta para o Brasil estar no grupo de elite do esporte?

O que falta para o Brasil estar na elite do esporte se resume em uma só palavra: "reconhecimento"!

O que você sentiu quando recebeu o anúncio que iria para Londres com o grupo?
Quando eu recebi a noticia as 6 da manhã, respirei fundo e disse: "eu consegui realizar meu sonho". Fiquei muito feliz, pois estou plantando os frutos de um trabalho que vem sendo feito a oito anos.

Quem são os principais nomes da sua categoria nos Jogos Olímpicos?
Nicola Adams. (Pugilista britânica, apontada como uma das favoritas da categoria e campeã europeia).

Como se sente em saber que seu esposo estará competindo também em Londres?

Muito feliz, por ele esta competindo sua segunda olimpíada e muito mais feliz em saber que tenho um amigo e um companheiro do meu lado e isso me dá confiança e segurança.

Robson Conceição (esq.) e Erica Matos (dir.) / (foto: reprodução Facebook)