quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Pro-wrestler pode ser “pai” de Shrek


Carismático personagem de computação gráfica pode ter sido inspirado em lutador de telecatch

Maurice Tillet (1903 – 1955) foi um pro-wrestler do território americano apesar de ser natural da França, com alta capacidade intelectual era poeta e poliglota, dominava 14 línguas.

Aos 20 anos desenvolveu acromegalia, uma doença rara que faz os ossos crescer de maneira desordenada e desconfortável, o que lhe rendeu o rosto semelhante ao de Shrek. Em sua carreira nos ringues foi conhecido como “Freak Ogre of The Ring” (O Horrendo Ogro do Ringue, em tradução livre).

Em 1955 faleceu de ataque cardíaco, porém antes seu amigo de xadrez e também pro-wrestler Bobby Managain o conveceu a fazer uma máscara mortuário (um molde do rosto). Desta foram feitas cópias, uma está no Museu Internacional do Wrestling em Iowa e a outra no Hall of Fame do York Barbell Building, para mostrar os primordios dos combates de catch e do halterofilismo, esporte que Tillet também praticou.

Uma série de e-mails e blogs divulgam que esse foi o molde para o personagem infantil. E conferindo as fotos é coerente a afirmação.

Foto: Sports-Photos.com