quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Fidel sai do ringue


O que será do boxe dos filhos de Cuba?

Fidel Castro renunciou ontem o cargo de presidente de Cuba aos 81 anos de idade e 49 no poder. Durante o seu regime não houve democracia, mas a educação foi acessível para todos. O esporte foi bem difundido, mas a população não podia escolher a marca da pasta de dentes. Contrastes que deram ao país uma identidade que não se assemelha a nenhuma outra nação latina.

Para alguns um líder revolucionário e para outros um ditador, enfim uma figura importante que teve peso num dos esportes favoritos do homem: o boxe. Se a ilha fosse aberta será que os pugilistas teriam dominados os ringues profissionais ou seriam peões nas mãos de empresários inescrupulosos?

Será que o maior ídolo do boxe seria Teófilo Stevenson ao invés de Muhammad Ali? Será que conseguiriam converter o sucesso das medalhas de ouro em cinturões?

Raul Castro, irmão de Fidel e companheiro de luta armada na revolução junto com Che Guevara assumiu o governo e provavelmente não haverá abertura, mas mesmo com essa remota possibilidade é interessante observar o que será do boxe cubano.

Foto: Fidel Castro