terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Uma questão de cor



Para Bob Arum a carreira de Pavlik demorou a crescer por ser branco

Nos E.U.A diferente do Brasil a raça pesa muito dentro de um ringue de boxe e se no passado as vítimas de preconceito eram negros e latinos, hoje são os caucasianos muitas vezes vistos como “A Grande Esperança Branca” ou até mesmo como um produto não comerciável.

Para o estadunidense o branco tem o esteriotipo de não ser um bom dançarino e bom atleta como são os negros e hispânicos, e isso retardou a carreira do jovem Kelly Pavlik que no sábado derrotou Jermain Taylor em uma revanche e mantém seu cartel invicto.

O empresário do boxeador, Bob Arum falou ao colunista da ESPN Michael Rosenthal “A tendência geral é (acreditar) que brancos não sabem lutar. É muito mais difícil para um garoto branco mostrar seu potencial, como acontece com Kelly Pavlik”.

Para eles há nos ringues um racismo invertido, vale lembrar da luta entre Larry Holmes e Gerry Cooney pelo cinturão que foi promovida por Don King que utilizou do fator racial para promovê-la e também o racismo em seu país que já é um problema grave.

Em contrapartida o vice-presidente da HBO Sports Kelly Davis rebate que Pavlik é um bom lutador, mas que para todos é difícil conseguir uma grande chance independente de cor.

A questão étnica parece ser da raiz cultural do estadunidense, como exemplos cito o combate entre Jack Johnson em James J. Jeffries em 1910 que com a vitória do primeiro terminou em diversos casos de crimes de ódio ou mesmo a biografia do cantor Michael Jackson que há 25 anos conquistou o público mundial com o álbum Thriller, mas hoje apresenta uma aparência muito distinta de sua original.

Infelizmente os esportes de combate na terra de Tio Sam em muitas vezes são promovidos como embates de raças e nações o que leva fãs a exaltações e denigre os espetáculos. Certo está Henrique Matteucci que em seu livro sobre Éder Jofre afirma que o boxe não deve se prestar a promover disputas raciais.

Foto: Pavlik x Taylor

Compacto dos melhores momentos de Kelly Pavlik