quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Menino Jean


O menino tem 5 anos e é dono de um corpo magro, mas saudável daqueles que participam de brincadeiras na rua, algo raro nessa época de Nintendos, Playstations e Msns que afastam os garotos de condomínios da malandragem do asfalto. O mesmo garoto se quiser poderá entrar em contato com essa malícia, porém para isso deve esquecer os ensinamentos do seu técnico e mentor.

O seu nome é Jean, versão francesa para João, o nome mais comum Brasil que é habitualmente da camada menos favorecida pela desigualdade social, a mesma a qual o jovem pertence. Para se livrar dessa realidade ele terá de lutar.

“Legal” é assim que ele define seus treinos com um professor que se preocupa como se fosse seu pai. No tatame se movimenta como um pequeno felino que brinca com seus irmãos para aprender a se defender.

Praticando o exercício que muitos homens consideram uma tortura ele evita ficar na mão das injustiças oferecidas pela capital paulista. O pequeno Hércules tem potencial para honrarias, pois iniciou sua preparação antes dos heróis de hoje e mesmo que não vença será um bom homem.

Sim é honesto, pois no esforço físico os homens talham a personalidade necessária para agüentar extensas horas de trabalho seja de terno e gravata ou de macacão sujo, independente do uniforme ele saberá que não recebe o que lhe é certo, mas pela palavra que aprendeu a ter com cinco anos honrará um aperto de mão.

Os adultos a sua volta esperam que o nome Jean cresça assim como seu corpo hoje magro e bronzeado e se torne em Golias ou até mesmo um Davi que derrube os gigantes europeus e americanos.

Jean, aluno de wrestling no Projeto para Crianças carentes da Fight Studio / SP