sábado, 11 de setembro de 2010

Panamá Lewis quer voltar ao boxe após banimento de quase 30 anos

Billy Collins Jr. / Arquivo


O polêmico treinador Carlos “Panamá” Lewis foi banido do boxe há 27 anos e ensaia seu retorno com o comitê do Texas. Na ocasião seu pupilo Luis Resto de Porto Rico acabou de maneira injusta com a carreira do prospecto americano Billy Collins Jr. ao utilizar luvas irregulares no embate.

Ao final do combate do dia 16 de junho de 1983, Collins Jr. saiu do ringue no Madison Square Garden de Nova York com profundos cortes nos dois olhos além de lesões pelo rosto. O pai e técnico do até então invicto americano desconfiou de algo nas luvas do atleta latino, e foi confirmado que as partes internas das luvas foram retiradas tornando as em armas.

Duas semanas após o combate a Comissão Atlética do Estado de Nova York baniu “Panamá” Lewis e Resto por toda a vida do esporte. Ambos foram julgados e condenados pela justiça vivendo em cárcere por breve período.

Agora com 64 anos “Panamá” Lewis procura licença no Texas, estado leniente com casos considerados graves em outras instituições. Concedeu permissão para boxear ao falecido venezuelano Edwin Valero após sofrer hemorragia cerebral em decorrência de uma acidente de moto, também favoreceu o veterano Evander Holyfield que sofre de problemas cardíacos e o neste ano ajudou no retorno de Antonio Margarito que boxeou com gesso líquido nas luvas, mas apanhou de Shane Mosley mesmo assim.

Billy Collins Jr. depois da fática noite não pôde mais lutar, e o boxe perdeu um prospecto, o ex-atleta faleceu em março de 1984 num acidente automobilístico aos 22 anos.

O documentário Cornered (2008) mostra como foi o crime. Confira o trailer:



Billy Collins Jr. x Luis Resto (1983)