sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Entrevista Macaris do Livramento e Rosilete Santos


Macaris, Nicoly e Rosilete - Franklin de Freitas

Rosilete dos Santos é campeã mundial dos galos pela World Boxing Comission e este ano disputou o título interino dos super-moscas da World Boxing Association contra Carolina Marcela Gutierrez, porém não trouxe a vitória ao Brasil. Na quarta-feira conquistou uma vitória sobre a uruguaia Renata Lopez.

Macaris do Livramento, esposo e técnico de Rosilete aos 48 anos possui se dedica ao boxe em Curitiba tanto que já foi homenageado pela câmara dos vereadores. Em entrevista ao Córner do Leão ambos falam dos avanços da atleta e da validade do cinturão da mesma na história do esporte.

Macaris como você conheceu o mundo do pugilismo e entrou nele?

Macaris: Em 1984 eu treinei muay-thai, treinei e lutei durante 3 anos, depois passei para o boxe, pois gostava mais de assistir e comecei a lutar também. Realizei um total de 23 lutas como amador. Em 1987 me profissionalizei e encerrei minha carreira em 2006, realizando um total de 110 lutas, das quais foram 105 vitórias e 5 derrotas.

Como os dois se conheceram e iniciaram os treinamentos de boxe da Rosilete?

Macaris: Fui lutar em Castro, cidade natal da Rosilete, e ela foi assistir. Depois começou a trabalhar nos meus eventos e conseqüentemente passou a treinar.

Tem como separar o lado afetivo do profissional já que são marido e mulher?

Macaris: Sim, eu separo bem. A hora dos treinos e a hora das lutas sai o marido e entra o treinador, e eu cobro dela como qualquer outra atleta minha.

Qual é a rotina de treino da atleta?

Macaris: Ela acorda às 6h30 e das 7h30 às 8h30hrs corre 10Km, todos os dias. A tarde, a partir das 14 horas ela começa a fazer o treinamento técnico e tático.

Qual foi a luta mais dura de Rosilete?

Macaris: Sem dúvida alguma, foi a luta contra Alesia Graf, na Alemanha. (Em maio Rosilete foi derrotada pela bielo-russa no quinto assalto por nocaute técnico em disputa valendo o cinturão valendo a coroa da WIBF).

Como é a sensação de desfilar em carro aberto em sua cidade?

Rosilete: Sem dúvida alguma é uma sensação única, pois eu saí da cidade como empregada doméstica e ex-bóia fria e de repente eu volto como campeã mundial e todos me aplaudindo.

Conte como foi gravar a matéria para o Globo Esporte de sua cidade:

Rosilete: Aqui no Paraná a RPC filiada à Rede Globo, sempre está cobrindo as nossas lutas e fazendo matérias especiais comigo, como também outras redes de televisão, pois a imprensa paranaense me tem como um ídolo do esporte.

Em sua luta na Alemanha Adriana Salles afirmou: "O Brasil não tem uma campeã mundial. E eu vou ser". Enquanto isso Rosilete já detinha o cinturão da World Boxing Commission (Comissão Mundial de Boxe). O que podem declarar sobre o ponto de vista de Salles?

Macaris: Preferimos acreditar que a Adriana não sabia que a Rosilete já tinha conquistado o título. Torcemos para que a Adriana conquiste um título mundial. Quanto mais brasileiros campeões mundiais, melhor para o boxe do nosso país.

O que acharam do resultado dela contra Ina Menzer na Alemanha?

Rosilete: A gente sabia que era uma luta difícil, não assisti a luta e não sei como ela lutou, então não posso dar minha opinião, a única coisa que posso afirmar é que sou a única mulher nascida no Brasil a ser Campeã Mundial.

Como avaliam o reinado de Duda Yankovich frente ao cinturão da WIBA?

Macaris: Embora ela não seja brasileira, mas é uma grande conquista para o esporte brasileiro porque ela está radicada em nosso país. E sua conquista ajuda cada vez mais a divulgar o boxe.

Os grupos midiáticos mais respeitados no pugilismo: ESPN, HBO e The Ring Magazine não avaliam a World Boxing Commission entre as quatro grandes entidades que movimentam o esporte: World Boxing Association (Associação Mundial de Boxe), World Boxing Organization (Organização Mundial de Boxe), World Boxing Council (Conselho Mundial de Boxe) e International Boxing Federation (Federação Internacional de Boxe). O que podem dizer sobre essa avaliação desses três veículos de comunicação?


Macaris: Não sabemos os motivos que levaram a ESPN, HBO e a The Ring não considerarem a WBC (World Boxing Commission). Não sabemos se são motivos comerciais, políticos ou apenas técnicos. Nós sabemos que a WBC não é uma das quatro maiores entidades do mundi. Mesmo assim, a WBC tem grande importância para o pugilismo internacional. O título mundial da WBC conquistado pela Rosilete tem importância histórica para o boxe brasileiro. Todas as pessoas envolvidas com o esporte do nosso país precisam reconhecer e valorizar esse título para estimular e valorizar o boxe brasileiro.

Acredita que detendo um título dessas quatro entidades Rosilete seria mais conhecida?

A Rosilete chegou a ficar entre as cinco primeiras colocadas do ranking da Associação Mundial de Boxe. Para nós, foi como conquistar um título. Como mostra a matéria do Bem Paraná.

A Rosilete lutou muito bem na disputa do título mundial da Associação Mundial de Boxe

Acreditamos que a Rosilete ainda vai conquistar esse título. Não sabemos qual impacto que a conquista do cinturão da AMB poderia causar, já que a Rosilete já é bastante respeita e valorizada por ter o título da World Boxing Commission.

Como planejam chegar a essa meta?

Com muito treino e dedicação.

Vocês possuem uma filha de 1 ano. Sonham em vê-la calçando luvas e sapatilhas?

Ela é quem vai decidir o que vai fazer, e nós faremos nossa parte apoiando-a.

Acreditam em futuro para o pugilismo feminino no Brasil?

Sim, acreditamos!