quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Holyfield entra com protesto formal após vitória suspeita de Valuev

Tetra-campeão dos pesados acionou a World Boxing Association


Valuev (esq.) x Holyfield - 20/12/2008

Os fãs vaiaram, os veículos de mídia criticaram, Evander Holyfield (42-10-2, 27 KO’s) e sua equipe não acreditaram no resultado e o veterano pugilista entrou na terça-feira com um recurso na World Boxing Association questionando a derrota por pontos valendo a coroa dos pesados para o gigante russo Nikolay Valuev (50-1, 34 KO’s) no último sábado, informa o jornal Atlanta Journal Constitution.

“Não sei porque os juízes fizeram aquilo, mas foi uma injustiça”, reclama o gladiador de 46 anos sobre a pontuação dada pelos jurados; um viu empate e 2 a vitória por pontos do europeu. O estadunidense foi campeão unificado dos cruzadores na década de 80 e seu currículo tem nomes como Muhammad Dwight Qawi, Mike Tyson, Pinklon Thomas, George Foreman e Larry Holmes.

Nos últimos anos tem se apresentado de maneira irregular e foi até proibido de boxear pela comissão de Nova York, em 8 combates mantém 5 derrotas, porém impressionou o mundo semana passada ao apresentar vigor físico, garra e inteligência em cima do tablado. “Estamos preenchendo um protesto que diz basicamente, ‘nós queremos reverter isso’. Só quero o que é meu. Eu não perdi. Venci”. O “Real Deal” (Cara Autêntico, em tradução livre) busca bater o recorde de “Big” George Foreman, campeão aos 45 anos ao bater Michael Moorer pelos cinturões da WBA e IBF no ano de 1994.



Valuev (esq.) x Chagaev - 14/04/2007

“Foi patético” definiu o técnico de Holyfield, Tommy Brooks sobre a contenda. O seu instruído foi medalhista de Bronze nos Jogos Olímpicos de 1984. Porém antes de enfrentar o lendário campeão Valuev encontrará novamente Ruslan Chagaev (24-0-1, 17 KO’s), ex-dono do cinturão e o único capaz de derrotá-lo até hoje. Em seu primeiro combate Chagaev tirou a coroa do gigante, porém entrou em recesso ao lesionar o calcanhar de Aquiles.

Não é sabido quanto tempo o protesto levará para ser julgado, enquanto isso, Chagaev encara no dia 7 de fevereiro Carl Davis Drumond (26-0, 20 KO’s), da Costa Rica. Ambos entrarão invictos no ringue.