domingo, 28 de dezembro de 2008

Evander Holyfield: um herói do passado



“Evander Holyfield, o último desses monstros sagrados de luvas e sapatilhas, voltou ao ringue no último fim de semana, em Zurique, para nocautear o que restava de meu interesse pelo esporte. Numa forma invejável para seus 46 anos, o americano enfrentou o russo Nikolay Valuev, 2,13m e 145 kg, um gigante de banhas e vocação atlética zero, atual campeão da Associação Mundial de Boxe”, o cronista Tutty Vasques analisou na terça-feira do dia 23 de dezembro o embate mais polêmico do ano no jornal O Estado de S.Paulo.

Antes, a luta foi tida como uma anomalia no mundo do esporte, o ex-rival George Foreman afirmou temer pela saúde de “Real Deal”, enquanto o lendário treinador Angelo Dundee alegou preocupação com a carreira do pugilista pelo mesmo motivo. A imprensa questionou os motivos de Holyfield para voltar, jornalistas viram na bolsa de US$ 750 mil uma maneira de pagar as dividas e as pensões de alguns dos seus 11 filhos. “O duelo é digno de um circo de horrores”, foi a definição dada pelo Uol em 19 de dezembro deste ano.

Na verdade o embate foi muito emocionante, não pela qualidade técnica, mas sim pela torcida por um verdadeiro herói do passado. Conhecendo a vida de Holyfield, ele pode ser visto como uma antitese de Mike Tyson, o canibal dos ringues. Se não estivesse envolvido, a maioria do público brasileiro não saberia quem é Nikolay Valuev e o evento não teria transmissão em rede aberta.

O choque da derrota foi grande, alguns me perguntaram se houve envolvimento da máfia russa e outros exclamaram sobre a possibilidade de revanche. Eu me pergunto se para a Associação Mundial de Boxe Holyfield seria lucrativo.

Após conquistar o cedro Holyfield poderia se retirar dos ringues com recorde tão buscado de campeão mais velho e também aliviar suas dividas, entretanto, para a os organizadores talvez a vitória de um idoso e obsoleto veterano sobre um jovem e poderoso campeão tiraria a credibilidade do último.

Há a possibilidade do reencontro desses dois e caso a performance de ambos seja idêntica a da noite do dia 20 e o resultado parecido, o boxe levará mais um golpe baixo. Holyfield tem seus dias contados nos ringues, pode ser que desista de enfrentar o russo em 2009.

E para Valuev? Logo verá mais uma vez seu nemesis. Será que ele agüenta mais um combate contra Ruslan Chagaev, o único que o derrotou e desmascarou suas habilidades atléticas questionadas por Tutty Vasques? E se passar pelo algoz um dia encontrará com um dos irmãos Klitschko. Em outro esporte Valuev seria formidável e ainda assim estaria em um ringue, porém enfrentando nomes como The Undertaker e The Great Khali nas arenas do coreografado telecatch. E assim 2008 se despede no boxe.