sábado, 28 de novembro de 2009

Carlos Baldomir se aposenta com um nocaute técnico

Carlos Baldomir / Associated Press


Argentino já foi vendedor de espanadores e campeão mundial dos meio-médios

Antes do sucesso nos ringues Carlos Baldomir (45-12-6, 14 KO’s) vendia espanadores de porta em porta na cidade argentina de Santa Fe. Na noite de ontem sua carreira condecorada com o título mundial dos meio-médios versão Conselho Mundial de Boxe foi encerrada com uma vitória por nocaute técnico sobre Jairo Siris (19-15-1, 18 KO’s) frente aos seus vizinhos.

A vitória e a despedida foram ontem em sua Santa Fe e o público assistiu pela última vez o boxeador de 38 anos que já derrotou o falecido Arturo Gatti, Zab Judah, Joshua Clottey e dividiu o quadrilátero no passado com o também falecido Vernon Forrest e com Floyd Mayweather, considerado melhor lutador da década.

Superar Zab Judah foi o ponto mais alto de sua carreira. Em 7 de Janeiro de 2006 Baldomir era o desafiante obrigatório ao cinturão dos meio-médios CMB e o encontro foi sediado no Madison Square Garden em Nova Iorque, o palco é a Meca do boxe e foi sede de combates épicos como a primeira luta entre Muhammad Ali e Joe Frazier (1971).

A vitória de Baldomir veio por decisão unânime com as plaquetas apontando 115-113, 114-113 e 115-112, conforme os juízes que viram o latino pressionar o então campeão com suas mãos pesadas. Ao final da conquista Baldomir revelou que aquilo era um tributo a Carlos Monzon, seu conterrâneo e legendário pugilista.

O cinturão ficou com o ex-vendedor ambulante por quase 11 meses quando enfrentou Floyd Mayweather Jr. e viu seu título ir embora após uma vitória por decisão unânime em Las Vegas.

Carlos Baldomir após defender o título CMB meio-médio contra Arturo Gatti (2006) / Associated Press


Compacto Zab Judah (campeão meio-médio CMB) x Carlos Baldomir / 07/01/2006