domingo, 8 de novembro de 2009

Resultados do Fim de Semana

Nikolai Valuev (preto) x David Haye (bandeira do Reino Unido) / Winfried Mausoff e Photo Wende


Haye é novo campeão dos pesados AMB

O britânico David Haye (23-1, 21 KO’s) bateu por decisão majoritária o russo e ex-campeão dos pesados versão Associação Mundial de Boxe (50-2, 34 KO’s) e agora é o novo dono da coroa. O embate foi realizado ontem em Nuremberg, na Alemanha. Após 12 rounds as plaquetas apontaram um duplo 114-114 e 116-112. A luta foi batizada de Davi contra Golias, pois o nome do britânico é o mesmo do personagem bíblico e o russo medir 2,18m enquanto o desafiante tem “apenas” 1,90m, uma diferença de 28 cms que pesou muito na noite.

O combate foi monótono com Haye colocando alguns golpes e esquivando a maior parte do tempo, Valuev por sua vez levou vantagem em alguns rounds aproveitando de seu tamanho e força para jabear – na verdade o russo parece empurrar o adversário com o punho –. Antes da luta o inglês falou que venceria o rival com facilidade e até zombou de sua aparência, porém o boxe não é um concurso de beleza e Haye não foi brilhante como uma Miss Universo ontem, apenas venceu sem muita badalação.

David Haye / Tim Schamberger / AFP / Getty Images


Com a vitória o novo campeão terá como 1° defesa o veterano estadunidense John Ruiz e então deve se preparar para um embate contra um dos irmãos Klitschko que dominam a categoria máxima do esporte, Wladimir mantém as coroas da FIB e OMB e seu irmão mais velho é dono do título do CMB. Haye já provocou muito os boxeadores do leste europeu, mas preferiu encarar o gigante russo.

Em dezembro de 2008, Holyfield, então com 46 anos e longe de seu ápice, enfrentou Valuev e fez uma apresentação muito superior a de David Haye. O estadunidense assim como o novo campeão da AMB veio da categoria dos cruzadores –em minha opinião é o melhor dessa categoria em todos os tempos –, mas foi garfado, não levou o cinturão pra casa e por fim não bateu o recorde de George Foreman de ser o homem mais velho a obter a coroa dos pesados. Muito antes de vender grills Big George bateu Michael Moorer pelas coroas da FIB e AMB em 1994 aos 45 anos.

Nas preliminares de Nuremberg John Ruiz (44-8-1, 30 KO’s) bateu o turco Adnan Serin (19-11-1, 7 KO’s) no 7° Round após o córner rival jogar a toalha. Kubrat Pulev (3-0, 2 KO’s) da Bulgária superou o nigeriano Gbenga Oloukun (17-3, 10 KO’s) por pontos e Taras Bidenko (26-4, 12 KO’s) não retornou para o 4° assalto em combate contra o finlandês Robert Helenius (10-0, 6 KO’s).

Dawson domina o ringue e Michael Oliveira vence mais uma


Chad Dawson (preto) x Glen Johnson (branco) / Emily Harney


Chad Dawson (29-0, 17 KO’s) se mostrou um verdadeiro general dos ringues ao dominar Glen Johnson (49-13-2, 33 KO’s) em Hartford, nos E.U.A por decisão unânime. Os dois se enfrentaram em abril de 2008 e tanto público quanto mídia questionaram a decisão unânime para o meio pesado que ontem “matou a cobra e mostrou o pau” como diria o Odorico Paraguaçu de O Bem Amado (1973).

Os juízes decidiram por 117-111 e um duplo 115-113 de “Bad” Chad sobre o “Road Warrior” (Guerreiro da Estrada) jamaicano, após o primeiro ter apresentado maior movimentação no quadrilátero e um bom repertório de ataques, o que o fez manter o cedro da OMB e obter a coroa interina da CMB. Após o embate o estadunidense expressou interesse de enfrentar o campeão regular CMB Jean Pascal (24-1, 16 KO’s), haitiano naturalizado canadense.

Nas preliminares, o mexicano Alfredo Angulo (17-1, 14 KO’s) vulgo “Perro” bateu por nocaute o até então invencível Harry Joe Yorgey (22-1-1, 10 KO’s) dos E.U.A e ficou com o título interino dos médio-ligeiros da OMB.

Michael Oliveira (9-0, 7 KO’s) brasileiro naturalizado estadunidense e residente de Miami se manteve invicto ao superar o colombiano Francisco Ruben Osorio (12-7, 10 KO’s) que não voltou para o combate no 8° assalto.

Edvan perde nos E.U.A.

O brasileiro Edvan dos Santos Barros (10-8-1, 7 KO’s) perdeu para a promessa estadunidense Keith “One Time” Thurman (11-0, 10 KO’s) em Tampa, E.U.A. Edvan esteve em desvantagem quase o combate todo e recebeu um knock down no 7° giro, mas graças a sua experiência se manteve até o fim e foi “à distância” contra o prospecto. As plaquetas definiram 80-71 e um duplo 79-72 para o local.

Este ano Edvan começou com uma vitória sobre o experiente argentino Rodolfo Ezequiel Martinez, mas amargou ontem sua segunda derrota, a primeira foi para Jesus Soto Karass do México.

Judah e Casamayor batem oponentes

Joel Casamayor / Divulgação


Na sexta-feira o médio-ligeiro Zab Judah (38-6, 26 KO’s) executou no 2° assalto o mexicano Ubaldo Hernandez (22-20-2, 10 KO’s), o público de Las Vegas viu o estadunidense derrubar o adversário com um forte golpe no corpo logo no 1° round e no seguinte o finalizar com um combo.

Também na sexta o super-leve cubano Joel Casamayor (37-4-1, 22 KO’s) teve que literalmente lutar muito para bater o estadunidense Jason Davis (11-5-1, 3 KO’s), se não fosse sua experiência não o bateria por pontos nos 8 giros. As plaquetas apontaram um triplo 79-73 para o latino-americano.

Peter Manfredo Jr. vence segunda do ano

Peter Manfredo Jr. / Divulgação


O vice-campeão da 1ª temporada de The Contender, Peter Manfredo Jr. (33-6, 18 KO’s), bateu sossegadamente Ronald Weaver (29-19-2, 22 KO’s). O “Orgulho de Providence” (cidade dos E.U.A), como é conhecido viu seu adversário abandonar a contenda antes do retorno para o 2° giro.

Rita Figueroa hospitalizada

Rita Figueroa / John Booz


Após perder por decisão unânime na sexta-feira para Kita Watkins (4-5, 1 KO’s), em Chicago, nos E.U.A a veterana super-leve Rita Figueroa (10-2-1, 3 KO’s) que lutava em casa foi internada na U.T.I do hospital local após passar por uma cirurgia no cérebro. Conforme Dominic Pesoli da 8 Count Productions a boxeadora já fala e tem apresentado uma boa recuperação.