terça-feira, 26 de julho de 2011

O que especialistas pensam de Otas x Jackson Jr.?

Pedro Otas e Jackson Jr. / (Foto: Fotomontagem)

No dia 29 duas forças do boxe nacional colidem, de um lado a mão pesada de Pedro Otas e do outro os punhos rápidos de Jackson Jr. O palco será Santos no litoral paulista e só permanecerá invicto, pode haver um empate, mas estes dois parecem ter bastões de baseball no lugar de braços, então esse resultado é pouco provável.

Em 2009, o encontro entre Ratinho e Jackson Jr. foi o melhor em território nacional, na temporada seguinte o melhor combate ficou para Lino Barros e Edson Foreman, agora a maior luta do ano de 2011 está cotada para ser o encontro de Jackson Jr. e Pedro Otas.

Para avaliar as probabilidades desta peleja convidei nomes de respeito do ramo com visões apuradas e baseadas em dados:

“Há muito tempo não ficava tão feliz com uma luta entre brasileiros. São dois rapazes que admiro muito pelo esforço em suas carreiras. O boxe brasileiro precisa de duelos deste tipo. Poderia ser empate, mas não vou ficar em cima do muro. Acho que o Jackson vence. Por nocaute. No quinto assalto. Um grande abraço”.


- Wilson Baldini Jr., cronista de boxe e repórter do Estadão


"O Pedro Otas é super favorito tanto que o cartel fala isso. Já lutou com boxeadores de renome nacional como (Carlos) Barcelete, Daniel Frank e outros além de ter muito mais experiência, enquanto, Jackson Jr. tem poucas lutas.”

- Macaris do Livramento, presidente da Federação Paranaense de Boxe e técnico da campeão mundial galo da WIBA Rosilete dos Santos.


"Eu acho que vence o Pedro Otas, tem muito mais lutas no cartel, mas luta é luta e tudo pode acontecer. e eles são peso pegadores e se um golpe entrar a luta acaba, entretanto o Pedro Otas leva muita vamtagem por ter um cartel melhor."

- Rosilete dos Santos, campeão mundial galo WIBA.

“Esta é uma luta que me chama muita atenção, Otas tem muito mais experiência, enquanto Jackson pelo que dizem – nunca lutei com ele – pega muito duro. O que pode ser um grande diferencial nesta luta, é o fato de Otas estar vindo de uma outra categoria (cruzador), não sei como ele estará se sentindo com o peso mais baixo que o habitual dele. Agora partindo do suposto que ambos estejam 100%, ganha quem assim como eu for até Santos ver a luta (risos). Fico em cima do muro e aconselho a ninguém que ame o boxe, perder esta luta!”.

- Raphael Zumbano, o “Zumbano Love”, campeão Internacional pela World Boxing Federation e latino pela Organização Mundial de Boxe (OMB).

“Na minha humilde opinião, tem fatores relevantes nesta luta, coisa que a torna muito imprevisivel ! Porém deve de se levar em conta os estilos diferentes de cada lutador, são 2 lutadores muito fortes, com forte pegada, sendo Pedro Otas lutador de maior resposta e Jackson Jr. lutador agresivo de pegada forte. Portanto, avalio esta luta como tendo o nível de uma disputa de título internacional, coisa grande. Os brasileiros que gostam de boxe serão presenteados com uma aula de boxe, a resposta da luta fica mais para a hora do combate, não vou me propor a apontar quem ganha, apenas quero assistir e aprender mais um pouco da arte que a luta irá oferecer, por tanto não tenho opinião formada, minha opiniao é de uma grande luta, torço para que os 2 não de machuquem e façam uma luta limpa e com grandes emocoes!”

- Alexsandro “Pit” Rocha Cardoso, boxeador e personal trainer de boxe.

"Creio numa luta dura pois são dois exelentes lutadores e de grande panche pois tem no cartel maioria das lutas por nocaute,mas acredito que nesta o Otas vence por ser um lutador mais esperiente e mais frio encima do ringue, mas com certeza teremos uma grande batalha no ringue pois são grandes lutadores."

- Samir dos Santos Barbosa, campeão interino do título Mundo Hispano do Conselho Mundial de Boxe (CMB) dos pesos médios.

“Na minha opinião, vejo o Jackson um ótimo atleta, mas eu não acho que ele venha a vencer o Pedro Otas, tenho certeza que Pedro Otas ganha essa luta. Pedro tem mais experiência, é um atleta mais completo, tem um boxe afiado, ou seja, de linha, não que o Jackson não tenha suas qualidades, porém o Otas leva.”


- Fábio Garrido, boxeador e ativista social.

“O Otas é mais técnico, entretanto o Jackson é mais pegador. O Otas vai precisar de bastante jogos de pernas para levar o Jackson, já que ele é superior tecnicamente e tem que usar isso ao seu favor. O preparo físico vai ser fundamental para ambos e quem estiver mais bem preparado leva. Se ambos estiverem bem preparados, meu palpite é vitória do Otas pois é mais técnico e mais experiente.”

- Marcos Macedo, treinador de Boxe Olímpico.

“Olha, vai ser uma luta muito difícil de avaliar um vencedor de pronto, ao meu ver esta luta não tem favorito. Ambos lutadores são dotados de qualidades distintas, porém eficientes na sua execução. Com Jakson Jr, tive a oportunidade de viajar uma vez junto para o Panamericano juvenil no México e treinamos juntos na seleção, é um pegador nato, um atleta aguerrido, duro que busca constantementeo nocaute. Com Pedro Otas também já tive a oportunidade de conhecê-lo melhor e fizemos uma viagem para o Campeonato Brasileiro em 2002 além de participamos de diversos campeonatos juntos. Ele é um cara técnico, malandro, catimbeiro e sabe levar uma luta diante do cansaço da dificuldade. Acredito eu, se a luta for longa e a decisão for por pontos o Pedro Otas vence, mas se o Pedro Otas for no seu ímpeto querer brigar para nocautear ele pode ser nocauteado. Esta vai ser uma luta para ser vista e não possui um favorito na minha opinião. Lembra muito o início da minha carreira. Furacão e eu foi a experiência dele contra a minha vontade de ganhar.”

- Alex de Oliveira, boxeador.

“Pedro Otas é o favorito na minha opinião, é claro que em luta de pegadores tudo pode se resolver em um golpe apenas”.

- Edson Foreman, boxeador.

Conheço o Jackson e sei que é um pegador, porém sem técnica enquanto o Pedro, com quem já fiz sparring, também conheço, porém creio que o combate tem 2 direções: dentro de 3 rounds o Jackson vence e passando disso o pedro ganha por pontos ou nocaute. Quando eu nocauteei o Jackson durante uma sessão de sparring foi no 6º Round, ele estava cansado e sendo castigado por isso acho que o Pedro Otas entrará para levar a luta desse jeito e sair da luta franca, por que eu entrei na luta franca com o Jackson e dei a maior oportunidade da vida dele: vencer e nocautear um dos maiores boxeadores do brasil nos últimos anos.

- Marcus Vinícius de Oliveira, o “Ratinho”, campeão latino meio-pesado da Organização Mundial de Boxe (OMB).

“É uma luta entre dois fortes pegadores. Ambos podem nocautear e ser nocauteados. Então, deixo o resultado em aberto sendo certo que, dificilmente, a luta se prolongará por todos os assaltos.”

- André Gustavo Cardoso, advogado, frequentador assíduo de rodadas de boxe e dono de uma das maiores coleções do tema em São Paulo.

“Jackson é muito forte, mas Pedro tem muito mais estrada e muito boxe além de ser forte tambem”

- Lino Barros, boxeador e campeão latino dos cruzadores pela Organização Mundial de Boxe (OMB).

"Creio que Otas e Jackson vêm de momentos distintos, principalmente em se tratando da categoria de peso. Otas é um ex-pesado e cruzador, que tenta o sucesso agora nos meio-pesados, enquanto Junior já está firmado como o melhor prospecto desta divisão de peso. Ambos devem encontrar dificuldades por causa disso. Pedro nunca enfrentou alguem tão rápido e Jackson, nunca alguém tão forte. Será um duelo interessante, sem favoritos, e estarei lá no Ginásio do Rebouças para assistir."

- Daniel Leal, editor do Round 13.

Título Brasileiro dos Pesos Meio Pesados Versão CNB - Pedro Otas x Jackson Jr. dia 29/07/11
Ginásio Antônio Guenaga
Endereço: Praça Engenheiro José Rebouças
Ponta da Praia
Santos-SP