domingo, 3 de julho de 2011

Wladimir Klitschko vence Haye com dificuldade, mas unifica títulos

David Haye (esq.) e Wladimir Klitschko / (Foto: Reuters)

O ucraniano Wladimir Klitschko, 35, campeão dos pesados pela Organização Mundial de Boxe (OMB) e Federação Internacional de Boxe (FIB) unificou ao seu reinado o título da Associação Mundial de Boxe (AMB) ao destituir seu antigo dono David Haye, 30, da Inglaterra em combate na Alemanha, ontem, com transmissão ao Brasil pela ESPN Brasil.

Haye (25-2-0, 23 KO's) mostrou agilidade, velocidade e mobilidade superiores as de Klitschko (56-3-0, 49 KO's) que venceu com a mesma tática de sempre colocando jabs para terminar na sequência de 1-2 com um direto. Haye tem um repertório superior ao de Klitschko, mas esse fator não chega ser um mérito seu, e sim, demérito do campeão.

Entretanto, mesmo limitado na variações de golpes, a força e a inteligência do ucraniano se sobressaem e assim ao lado do irmão Vitali Klitschko, campeão da categoria pelo Conselho Mundial de Boxe (CMB) se mostram a força hegemônica da divisão dos pesados.

Os jurados deram uma pontuação forçada de 117-109, 118-108 e 116-110, porém a plateia viu que Haye machucou Klitschko primeiro e buscou o nocaute no round final.

A luta era pra ter ocorrido há 2 anos, porém problemas nas costas de Haye adiaram o encontro e prolongaram suas provocações e fanfarronices que também estiveram no ringue, o que acabou trazendo personalidade ao combate para uns e falta de respeito para outros. O inglês cumprimentou o vencedor, entretanto, Wladimir afirma respeitá-lo apenas como boxeador, mas não como pessoa. Antes do combate Haye vestiu uma camiseta na qual aparecia numa foto segurando as cabeças de ambos irmãos ucranianos.