segunda-feira, 11 de abril de 2011

Muhammad Ali ganha retrato feito de punching balls

Muhammad Ali por Michael Kalish / (Foto: Jon Davis)


O artista plástico Michael Kalish criou um retrato diferente do ícone dos esportes, Muhammad Ali, tricampeão mundial dos pesos pesados, considerado o maior do esporte, indicado ao Nobel da Paz, defensor dos direitos civis nos E.U.A e herói na luta contra o Mal de Parkinson.

A estrutura de Kalish é feita de 1,300 sacos de pancada pequenos, conhecidos como “pêras” no ramo ou “punching ball”, nas cores preto, cinza e branco aliados com 10.500 metros de cabos de aço e 1.233 kg de canos de alumínio usados na construção do trabalho. O artista teve ajuda da empresa de arquitetura Oyler Wu de Los Angeles, Califórnia nos E.U.A para construir sua obra.

Para concluí-lo Kalish levou três anos e a estreia foi em março na exposição Nokia Plaza de Los Angeles. Na cerimônia de inauguração Muhammad Ali esteve presente para pendurar o último saco de areia na obra. Para ver o retrato o observador deve estar de frente pra obra, pois em outra posição se torna apenas uma justaposição de pêras.

Não é o primeiro retrato de Ali nas altas rodas do meio artístico, o precursor da Pop Art, Andy Warhol pintou um quadro do pugilista no final do século passado e essa mesma escola de arte influencia os trabalhos de Kalish que já retratou nomes como Jimi Hendrix, Albert Einstein, Beethoven e Michael Jackson. Entre os colecionadores estão o casal Arnold Schwarzenegger e Maria Shriver.

Para ver mais fotos da obra acesse o site da Revista Trip clicando aqui.