quarta-feira, 13 de abril de 2011

Forja dos Campeões 2011 tem seu último capítulo no Pacaembú

Felipe Locanto, família e amigos / (Foto: Arquivo Pessoal)


Terminou ontem, terça-feira (12/04) o tradicional Forja dos Campeões, torneio com mais de 70 anos de história. A edição deste ano teve seu desfecho no ginásio do Pacaembú, já que o local de costume, Conjunto Desportivo Baby Barioni, foi interditado.

A Forja dos Campeões deve ser mantida, pois nele há um rito de passagem no qual meninos cortam simbolicamente o vínculo com os país e se tornam adultos, assim como as mulheres tem os bailes de debutante desde tempos imemoriáveis os garotos mostram que se transformaram em homens participando de campeonatos de luta. A única passagem negativa foi a necessidade da atuação do CHOQUE da PM paulista para conter alguns arruaceiros.

O destaque deste ano foi Felipe Locanto, um dos atletas mais técnicos que se viu nos últimos anos da competição. O jovem que venceu na categoria até 81 kg é aluno do profissional do boxe Alexsandro “Pit” Cardoso.

A categoria Mosca Ligeiro (49 kg) teve como campeão Júlio Catelan (EB. Poá) que protagonizou um confronto disputado diante do digno Danilo Silva (Jepom S. Vicente). O site da Federação Paulista de Pugilismo aponta o campeão da categoria como promessa do esporte.

Entre os moscas (52 kg) Alessandro S. Silva (Caminho com Futuro) demonstrou força de vontade, porém a vitória foi para Yuri Previatti (PM. Rio Claro) que com sua técnica abocanhou o título.

Anderson Santos (Combat Sport) venceu Natan Santana (Jugui Sport) em um embate que não agradou a plateia surgindo até manifestações que foram rapidamente contidas, o que mostra que no Pacaembú as condições são melhores que na casa anterior.

Jeferson Ceccato (PM. Rio Claro) jogou xadrez com Paulo França (Associação M.V. Real) e sua estratégia surtiu maior efeito sabendo colocar os golpes e desviar dos contra ataques o que lhe rendeu o título entre os leves (60 kg).

Os super leves tem como rei Everton dos Santos (Osan/Fupes/Jab/Santos) que venceu o então favorito Nickson Silvério (CT. Mogi) com ânsia anulou a técnica superior do 2º colocado impondo uma queda.

Luis Henrique Santos (CA Campinas) não empregou seus melhores golpes diante ao campeão dos meio-médios (69kg) Gabriel Santos, tido pelo próprio Newton Campos um dos melhores do torneio.

Nos médios (75kg), o médio Josemir L. Domingues (Combat Sport) superou Rodrigo ORIOLE (Sec. Esp. Lazer e Turismo) na pontuação se tornando mais um a bater oponente considerado mais forte. Nova manifestação da torcida, mas no final Josemir saiu carrega por seus amigos.

Felipe Locanto (L.B.B.A Academia) se tornou campeão meio-pesado (81kg) bateu William Costa (Semel/Leão do Ringue-Baurú) aplicando sua técnica superior como relatado acima fruto dos treinos com Alexsandro “Pit” Cardoso que ficou muito eufórico com a vitória de seu pupilo assim como seus parentes e amigos intimos. Locanto que já teve um pouco de sua história apresentada no Córner do Leão mostra que com humildade o boxe abraça todos independente de origem.

Nos pesados Bruno R. Oliveira (Orion Boxe) bateu Michel T. Santiago (AGB/Guarulhense) na pontuação, porém logo no início do combate o campeão Bruno mandou Santiago de encontro a lona, mas este se defendeu bem e mostrou força de vontade para seguir até o fim além de apresentar bons momentos. Bruno também é apontado pela Federação Paulista de Pugilismo como futuro nome do boxe amador.

Fonte: Federação Paulista de Pugilismo


Clip de Jaime de Andrada