quinta-feira, 27 de setembro de 2012

"Antes o boxe era melhor"

Roberto Durán (esq.) e Sugar Ray Leonard (dir.) / (foto: David McGough no 20º aniversário do CMB - 1983)

O lendário pugilista panamenho Roberto "Mano de Piedra" Durán, 61, garante que nem ele ou seu amigo pessoal e rival de ringue Sugar Ray Leonard, 56, dos EUA tem algo a aprender com o americano Floyd Mayweather Jr., 35, ou com o filipino Manny Pacquiao, 33, e que em sua época os nocauteariam.

"Esses boxeadores não tem o que nos ensinar. Se me colocassem com Mayweather quebraria suas costelas e braços, e como os quebraria", afirmou Durán no programa Debarte Aberto da rede televisiva Medcom do Panamá.

Durán recordou de um papo que teve tempos atrás com Leonard e este lhe disse que no período em que ambos lutavam Mayweather não chegaria nem "aos seus sapatos".

"Você pegaria Mayweather e o arrebentaria, eu pegaria Mayweather e o arrebentaria", teria dito Leonard na conversa conforme assegurou Mano de Piedra. Durán também diz que Leonard definiu Pacquiao como "outro grosso".

A lenda panamenha recordou que em sua época estavam acostumados a lutar com pugilistas como Mayweather e Pacquiao, porque tanto ele como o amigo aprenderam primeiro como amadores e logo passaram ao profissionalismo. Inclusive Durán denota que atualmente seria muito mais fácil vencer porque os boxeadores "não pensam".

Durán destacou, que neste sentido, não se pode subir no ringue e "brigar por brigar... deve pensar que se te acertaram um golpe não podem acertá-lo outra vez", e no palco o ex-pugilista demonstrou tecnicamente como se enfrenta tais pugilistas.

Mano de Piedra surpreendeu os apresentadores ao revelar que nunca imaginara "chegar tão longe" com as luvas e que seu sonho "era nada mais que comprar uma casa para sua mãe" que trabalhava passando roupas e cuidava dos filhos.

"A comprei duas" casas, apontou Durán, revelando que começou no boxe por "acaso" após acompanhar seu irmão à academia em que praticava como amador. Lembra que ele aprendia a lutar para bater em qualquer um que o desafiasse.

"Talvez me envolvi no boxe por acaso, por meu irmão, coloquei um par de luvas e outro de sapatilhas que nunca me couberam, pesava 40,4 kg", recordou Durán.

Por outro lado, Durán agradeceu a Deus por ter entrado no Hall da Fama com sede em Canastota, Nova York, nos EUA, mas agradece principalmente por estar no do México. "Agradeço à Deus por entrar no Salón de la Fama dos mexicanos, (porque) é difícil entrar", ressalta.

Durán também está no Hall da Fama de Los Angeles. Venceu 103 lutas, 70 por nocaute e teve 16 derrotas em sua jornada profissional de uma carreira que se estendeu por quatro décadas. Lutou nas categorias leve, meio-médio, médio-ligeiro e médio. Se destacou na primeira, mas em todas obteve cinturões mundiais.

No mês de outubro começam as filmagens no Panamá de sua cinebiografia Hands of Stone estrelada pelo ator mexicano Gael García Bernal e pelo americano Robert DeNiro interpretando Ray Arcel, seu falecido técnico.

Fonte: BoxeoTotal