terça-feira, 25 de setembro de 2012

Chávez Jr. admite uso de maconha e é multado após ser pego no antidoping

Julio César Chávez Jr. / (foto: reprodução)

Após perder a coroa dos pesos médios (72,6 kg) do Conselho Mundial de Boxe (CMB) para o argentino Sergio "Maravilla" Martínez, 37, o mexicano Julio César Chávez Jr., 26, foi flagrado na última quarta-feira no exame antidoping, que identificou maconha em seu sangue. No sábado, o ex-campeão mundial admitiu o uso da droga social, a substância não é tida como capaz de melhorar o rendimento do atleta.

Por meio de carta publicada em sua conta em uma rede social e reproduzida pela imprensa mexicana, o lutador pediu desculpas e afirmou que assume "plenamente a responsabilidade de seus atos, assim como as consequências por eles". E ainda admitiu que "qualquer explicação ou justificativa que tente dar será pouco ou nada convincente".

"Quero me desculpar com todas aquelas pessoas que se sintam decepcionadas ou afetadas pelo meu comportamento. Só eu sei as causas e só eu posso enfrentá-las", disse o lutador no texto.

Filho da lenda do boxe Julio César Chavez, o jovem garantiu que o incidente vai servir para um reinicio de sua vida.

"Hoje nasce um novo Julio César Chávez. Começa uma etapa em minha carreira que a redimensionará. Me prepararei física e mentalmente para alcançar novos objetivos, entre os quais, de cara, a revanche com Sergio Martínez".

JC Chávez Jr. será multado

O presidente do CMB, José Sulaimán, garantiu que não irá suspender o pugilista, para ele essa decisão "não iria ajudá-lo". "Como presidente do CMB, entrei em contato com meus companheiros do Conselho de Governo e votamos uma multa de dez mil dólares, que será concedida a uma instituição hospitalar que cuida de crianças com câncer", destacou o cartola.

Sulaimán ainda destacou que o atleta vai poder lutar pelo cinturão do CMB sem problema algum. "Vamos pedir a Julio para que procure uma clínica de reabilitação. Ao reconhecer que ele está participando desta instituição, o CMB abrirá as portas para que Julio possa competir pelo título que foi dele", explicou.

É a segunda vez que o boxeador mexicano se envolve em um caso do tipo. Em 2009, teve problemas com diuréticos e ficou suspenso por 7 meses e a luta com o americano Troy Rowland declarada "Sem Decisão" (No Contest).

Keith Kieser, diretor executivo da Comissão Atlética do estado de Nevada, não pronunciou qual será a punição para Chávez Jr. (46-1-1, 32 KO's), mas ele pode ter sua licença suspensa ou perder parte ou até mesmo o total da bolsa faturou diante de Martínez, valor de cerca de US$ 3 milhões.