sábado, 10 de julho de 2010

Lara aniquila mais um

Erislandy Lara / Divulgação


O invicto médio ligeiro (69,9 kg) Erislandy Lara (12-0, 7 KO's) aniquilou no primeiro round o porto-riquenho William Correa (8-4, 8 KO's) na sexta-feira em Denver, Colorado, E.U.A. Correa caiu duas vezes antes do nocaute aos 2 minutos e 34 segundos.

Lara em janeiro deste ano bateu o americano Grady Brewer, ex-participante do reality show de pugilismo, The Contender. Lara foi campeão mundial dos amadores em 2005 na cidade de Mianyang, na China e medalhista de prata no mesmo ano na Copa do Mundo disputada em Moscou, Rússia.

Em 2007, durante os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, Lara ao lado de seu conterrâneo e também pugilista Guillermo Rigondeaux tentou fugir para buscar uma carreira no profissionalismo, mas foi capturado e extraditado pelas autoridades brasileiras devolta ao regime cubano.

No ano seguinte o atleta fugiu da ilha dos irmãos Castro para o México de lancha. Do continente americano partiu para Hamburgo, na Alemanha e se juntou com Odlanier Solis, Yan Barthelemy e Yuriorkis Gamboa, também refugos de Cuba.

Na categoria pela qual luta, os campeões atuais são o porto-riquenho Miguel Cotto, pela Associação Mundial de Boxe, o americano Cory Spinks pela Federação Internacional de Boxe e a Organização Mundial de Boxe é representado pelo ucraniano Sergei Dzinziruk. O título do Conselho Mundial de Boxe está vago.

Para alcançar o Olímpo, Lara que hoje tem 27 anos terá de enfrentar mais alguns nomes para então desafiar por um dos quatro títulos, nesse caminho podem surgir o ex-campeão da AMB, o israelense Yuri Foreman que se recupera de uma cirúrgia no pé, ou o americanos Vanes Martirosyan, atleta olímpico de 2004 que tirou a invencibilidade de Joe Greene.