sexta-feira, 16 de julho de 2010

Mike Tyson faz confissões sobre sua decadência e recuperação

Mike Tyson / Agência Estado


“Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você”, a frase do filósofo alemão Friedrich Nietzche poderia entrar facilmente como o prefácio de uma biografia sobre Mike Tyson.

O ex-pugilista americano de 44 anos que está entre as principais lendas dos esportes e da mídia fez declarações polêmicas para a revista Details de seu país, demonstrando não apenas arrependimento, mas também repulsa pelo homem que já foi um dia:

“A primeira fase da minha vida foi um monte de egoísmo. Um monte de presentes para mim e para pessoas que não mereciam. Agora percebo que toda minha vida é um lixo. 'Maior homem do planeta'? Não era nem metade do que pensava ser. Se há algum grande plano agora, é apenas dar. É altruísmo, importo-me mais com pessoas que merecem. Fui um porco. Tenho a capacidade de me olhar no espelho e dizer "Sou um porco. Sou um merda".

Tyson há 8 meses aderiu ao vegetarianismo, passou mal na última vez que comeu carne e não ingere mais doces para “ter mais energia”. Iron Mike se converteu ao islamismo após a condenação de estupro em 1991 e as suas amizades mudaram desde então.

“Ainda sou um porco. É por isso que é muito difícil para mim quando as pessoas estão me oferecendo todas as atenções e amor. Estas pessoas querem me abraçar, querem me tocar, e estou me sentindo como: 'Tire as malditas mãos de mim.’ Elas são sujas. Não é que elas sejam necessariamente pessoas ruins, mas sei que fizeram coisas erradas no passado. Depois que perdi a minha filha de 4 anos (a caçula Exodus morreu em maio de 2009 após um acidente doméstico), quero estar a serviço das pessoas. Preciso ter algo que eu possa oferecer às pessoas neste mundo”, reflete o americano.

O pugilista admira o líder político chinês Mao Tse Tung e o Che Guevara, membro da Revolução Cubana de 1959, e os tatuou em seu corpo. Ambos personagens da história foram fundamentais para que o ex-pugilista enfrentasse o cárcere.

“Quando me colocaram naquela pequena cela, pensavam que estavam me punindo, mas estava ali para refletir”, discursou. "Este é o momento em que me sinto mais livre na minha vida. Ainda não estou livre. Mas é um sentimento sensacional. Não tenho dinheiro. Não sou mais um cara com glamour”, lembra dos tempos de presidiário.

As derrotas no ringue para James Buster Douglas e Evander Holyfield também foram lembradas na entrevista, o primeiro foi o azarão que lhe tirou o cinturão mundial e a invencibilidade, já Holyfield o derrotou duas vezes após seu retorno da prisão e na 2ª luta teve parte de sua orelha arrancada por Tyson.

“Parei de me importar com o boxe. Parei de sentir Cus (D'Amato, seu ex-treinador e figura paterna). Todas aquelas manchetes. Não me importava com nada. E quando Douglas se levantou depois que o derrubei, não tive forças. Não tinha nem quando o derrubei. Crédito para ele. Nenhum outro fez isso”.

Mike Tyson comenta na Details que não estava pronto para Evander Holyfield. “Não estava treinando. Estava drogado, pensando que era um Deus. Deveria estar em casa, com a minha família, meus filhos. Não era para eu estar naquele ringue. Foram apenas 16 meses depois de sair da prisão, tinha dois cinturões a defender. Não merecia aqueles cinturões. Eu já estava acabado”