quarta-feira, 21 de julho de 2010

O boxe lá dentro

Aqui Dentro / Capa João Wainer


A fotográfa e documentarista Maureen Bisiliat, o jornalista André Caramante, a atriz Sophia Bisilliat e o foto-jornalista João Wainer produziram o livro Aqui Dentro, páginas de uma memória: Carandiru (2003) de fotografias e relatos sobre a extinta Casa de Detenção, ou Carandiru.

O livro consegue apresentar os presidiários e os funcionários da instituição sem ser piegas ou apelar para o jogo de “preto e branco”, mostrando que o universo daqueles que vivem no cárcere é cinza na maioria das vezes. Um dos destaques é o massacre de 1991 que matou 111 presos durante a gestão Fleury (então PMDB) no governo estadual de São Paulo.

As fotografias são cruas, assim como a realidade desses homens. Duas páginas falam sobre a vivência de Luiz Camargo Wolfmann, o Luizão, Diretor da Casa de Detenção Professor Flamíio Fávero (nome do Carandiru) durante 1980 à 1986 e abordam como o mesmo implantou o boxe:

Detento pratica boxe no Carandiru / Vídeo-Imagem de Maurren Bisilliat


“Aqui é o único lugar que você pode quebrar a cara do Diretor e não vai de castigo!”, era a forma que Luizão chama os detentos para entrarem nas aulas da nobre arte, ministradas pelo próprio. O diretor via no esporte uma forma de deixá-los menos agressivos e uma saída dos vícios.

Para os críticos ao esporte no recinto, Luizão respondia que nunca vira alguém assaltando banco apenas com os punhos, mas sim com metralhadoras. O advogado também tinha nesse trabalho um método de descobrir quem traficava internamente e os planos de fuga.

Luiz Wolfman (dir.) com Chiquinho (esq.) / Vídeo Imagem Maurren Bisilliat


Sophia Bisilliat é reconhecida na sociedade por trabalhar com população carceraria abrindo portas para artistas desse meio como o grupo de rap 509-E, atores e artistas plásticos. Caramante atua na Folha de São Paulo assim como Wainer. Maurren Bisilliat é uma fotógrafa reconhecida com sua obra completa incorporada ao acervo do Instituto Moreira Salles.