quarta-feira, 28 de julho de 2010

As loucas aventuras de Don King e Ricardo Mayorga

Ricardo Mayorga e Don King / Arquivo AP


“Esse empresário malandro junto com um lutador falastrão da pesada vão aprontar todas e dar o que falar no mundo do boxe numa das comédias mais hilariantes do cinema”. A frase parece chamada de mais uma “maravilha” hollywoodiana na Sessão da Tarde, mas ilustra a realidade vivida por Don King e Ricardo Mayorga.

O nicaraguense Mayorga após desentendimentos com o empresário Don King fechou com este visando um combate com o alemão Felix Sturm, campeão dos médios da Associação Mundial de Boxe. Estava até cotado pela própria agremiação, mas o europeu enfrentará o dominicano Giovanni Lorenzo.

A desavença entre Mayorga e King começou quando o segundo entrou com um processo proibindo o lutador de participar de um torneio de MMA (atual vale-tudo). O pugilista no final da pendência na justiça aceitou que King resgatasse US$ 1 milhão (R$ 1,76 milhões) depositados como fiança desde maio em um tribunal da Flórida que impediram a luta de MMA do nicaraguense.

Para escapar desse problema, o cartola americano terá de negociar com sua lábia de político novo combate para seu “protegido” que está há 2 anos sem lutar e não é o único com brigas com patrões. Sturm ficou um ano sem boxear por causa de desentendimentos com a Universum Box Promotion para poder romper seu contrato.