sábado, 10 de outubro de 2009

Açougue luta hoje no Madison Square Garden

Açougue / Ivan Storti


Pugilista brasileiro se apresenta em local legendário do esporte em preliminar de Juan Manuel Lopez e Rogers Mtagwa.


Na noite de hoje o Madison Square Garden, famoso palco de embates de pugilismo, em Nova York receberá o campeão mundial da Organização Mundial de Boxe Juan Manuel Lopez (26-0, 24 KO’s) que aceita o desafio do tanzaniano Rogers Mtagwa (26-12-2, 18 KO’s). Em uma das preliminares estará Carlos Nascimento, o “Açougue” (24-1, 20 KO’s) encarando o polonês naturalizado estadunidense Pawel Wolak (24-1, 16 KO’s).

O açougueiro carioca tinha anteriormente como adversário Vanes Martirosyan, mas este foi substituído pelo polonês. O brasileiro é um dos melhores representantes de seu país no cenário internacional ao lado de Alex de Oliveira e tem chances reais de voltar com uma vitória para seu país.

A única derrota de Carlão se deu em 2007 na disputa do cinturão dos meio-leves da Organização Mundial de Boxe quando foi nocauteado no 11° assalto por Sergiy Dzinziruk em combate realizado em Hamburgo, Alemanha. Após esse episódio Açougue fez 7 lutas no México e foram 7 nocautes. Em seu último combate derrotou Juan Pablo Montes de Oca por decisão unânime nos E.U.A.

Pawel Wolak, polonês naturalizado estadunidense, tem o mesmo apelido de Jake LaMotta, “Touro Indomável”, mas muito pouco de sua habilidade nos ringues, tanto que apesar de ter apenas uma derrota esta foi para o participante do reality show The Contender Ishe Smith por decisão unânime em agosto do ano passado, a estrela de TV chega a ser no máximo um bom desafiante. Caso passe por esse desafio Açougue pode preparar o seu facão para novos desafios mundiais.

A Luta principal

O retrospecto de Lopez o coloca como franco favorito e agora faz sua 5° defesa da coroa dos super-galos OMB. Há mais de 3 anos Lopez não sabe o que é vencer por pontos, pois suas últimas 14 contendas terminaram pela via rápida e entre essas lutas aparecem nomes como Daniel Ponce de Leon, Olivier Lontchi, Gerry Penalosa e o brasileiro Giovanni Andrade.

Ao favor do “Tigre” da Tanzânia Rogers Mtagwa está o nocaute sobre o mexicano Tomas Villa que foi indicado à melhor luta de 2008. Entre seus pontos fortes estão sua resistência e sua garra. Caso Lopez vença a possibilidade de um combate entre ele e o campeão da FIB e AMB Celestino Caballero do Panamá se tornará visível no horizonte.

Cubanos invadem o ringue

Na mesma noite o cubano sensação Yuriorkis Gamboa (15-0, 13 KO’s) defenderá seu título da Associação Mundial de Boxe dos penas contra o panamenho Whyber Garcia (22-6, 15 KO’s). Essa é a primeira defesa do campeão que o ganhou o cedro ao superar Jose Rojas em abril deste ano.

A invasão cubana continua com a participação do pesado Odlanier “La Sombra” Solis (14-0, 10 KO’s) enfrentando o regular Monte Barrett (34-7, 20 KO’s) dos E.U.A. O estadunidense em seu último combate perdeu para o britânico David Haye que fazia sua estreia entre os pesados após dominar a categoria dos cruzadores. Barrett também já foi derrotado por Wladimir Klitschko, Hasim Rahman e Nikolay Valuev o que mostra sua incapacidade de vencer lutas grandes.