sábado, 31 de outubro de 2009

Documentário da ESPN respeita história do boxe nacional

O documentário “1919 – 90 anos de Boxe Profissional” produzido pela rede ESPN Brasil e transmitido há pouco retrata de forma fiel o cenário do esporte no Brasil e mostra seus dramas com sinceridade ao invés de apelar para um lado piegas.

A fotografia crua da obra representa a vida de pouco glamour daqueles que vivem entorno do esporte – o qual encontra no ex-catador de papelão Jailton Souza um símbolo – e as músicas selecionadas adicionam o clima ideal para as cenas sem cair nos dramalhões das matérias produzidas para programas populares das TVs Abertas.

O trabalho jornalístico foi denso. Quando o repórter chega à residência do ex-campeão sul-americano Juarez de Lima, e descobre que este já faleceu, o profissional realiza um trabalho de campo para descobrir a história desse grande boxeador e mostra que jornalismo bem feito precisa ter apuração na rua – infelizmente nem todos órgãos têm recursos para isso –. Outro ponto forte do trabalho dos jornalistas foi questionar a qualidade do último adversário do campeão sul-americano dos cruzados Lino Barros que enfrentou o argentino Sergio Martin Beaz (16-22-2, 5 KO’s).

A história do Galo de Ouro Éder Jofre não foi deixada de lado e a atração encerrou o mostrando na terceira idade e ainda treinando com uma agilidade maior que muitos jovens. Agora é torcer que esse material seja disponibilizado em DVD.