segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Amir Khan sofre, mas vence Maidana e mantém título

Maidana (esq.) e Khan (dir.) / Chris Cozzone

O britânico Amir Khan, 24, segurou seu título dos meio médio-ligeiros da Associação Mundial de Boxe com dificuldades frente o argentino Marcos Maidana, 27, com as votações de 114-111, 114-111 e 113-112 dando a vitória ao europeu.

Khan (24-1-0, 17 KO's) mandou Maidana a lona com uma esquerda aos 10 segundos do 1° round em sua estreia em Las Vegas. No 10° assalto parecia que Maidana iria acabar com Khan em uma luta com muita ação, mas no round seguinte veio a resposta num golpe forte contra a cabeça do latino.

“Sei que cometi erros, mas trabalhei duro e dei a volta mais forte que nunca antes. Ele é um lutador forte e bate pesado, tanto que meu queixo foi testado. Não estou tirando nada dele, é um grande campeão e eu provei hoje que tenho queixo firme”, afirmou Khan que venceu a defesa de título frente ao campeão interino do mesmo cinturão.

Maidana (29-2-0, 27 KO's) perdeu um ponto no 5° assalto por dar uma cotovelada no árbitro Joe Cortez após a autoridade tê-lo separado de um clinch. As plaquetas apontaram duplo 114-111 e 113-112 e o argentino explodiu e até tentou causar um pequeno tumulto no ringue.

“Pensei ter vencido. Pensei que nos rounds finais fiz o suficiente para vencer”, declarou o desolado ex-campeão interino. “Luto com meu coração. Quando entro no ringue sei que vou levar porrada. Você vê pelo cartel dele que é um pegador e aguentei tudo que ele tinha pra dar”, disse Khan.

O clima da luta foi anunciado quando Khan logo no começo levantou as luvas para cumprimentar Maidana e foi recepcionado com um inesperado gancho de esquerda e uma sequência de golpes na cabeça que o colocou na defensiva.

Ainda no 1° round, Khan encaixou dois golpes violentos no corpo de Maidana e também uma esquerda no abdômen do argentino que o colocou de joelhos com uma forte expressão de dor na face.

O segundo assalto foi de Khan, mas o terceiro foi de Maidana com dois socos pesados para dominá-lo. Após perder um ponto no quinto como foi dito, Maidana ainda foi superior nos dois assaltos seguintes castigando o campeão com uppercuts.

No 8° assalto a luta parecida perdida, mas Khan treina com Freddie Roach o melhor técnico do mundo hoje e mostrou o resultado das sessões na acadêmia. A luta virou com suas combinações e jabs.

O 10° giro foi de Maidana que praticamente deixou Khan indefeso, mas que por sua vez não caiu. A luta merece uma revanche no futuro. Ambos podem crescer muito na carreira e poderiam se reencontrar em 2 ou 3 anos.

Nas preliminares os americanos Lamont Peterson (28-1-1, 14 KO's) e Victor Ortiz (28-2-2, 22 KO's) empataram por decisão majoritária dos árbitros. Peterson trabalhou melhor usando contragolpes, mas encontrou a lona duas vezes por cortesia de Ortiz. As papeletas acusaram duplo 94-94 e 95-93.