terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Jovens "jornalheiros" fogem do lugar-comum


Jornalheiros F.C / Divulgação

O blog Jornalheiros consegue misturar jornalismo, humor e pluralidade se distanciando do material já produzido em demasia cobrindo o futebol. Aliás o veículo vai além e passa por diversas quadras e arenas, inclusive a nobre arte. Compõe o expediente os jovens mineiros Guilherme Pedrosa, Gabriel Gama, Matheus Killer, Thiéres Rabelo e Luiz Felipe Torrent.

Gama e Pedrosa são os fundadores e apontam que desde o início o foco não seria a cobertura de campeonatos, mas sim falar de esporte por “um viés diferente, uma mescla de opinião, informação e história”, conforme aponta Pedrosa.

As crônicas do blog criticam a corrupção e a passividade – o que mostra a não subserviência a qual muitos “jornalistas” se entregam –. Também há no ambiente espaço para contos, poesias e humor. O design do site também ajuda, até por ser feito em blog – uma ferramenta que comumente tem visual tosco na maioria dos casos –. Como o próprio nome diz: “Jornalheiros F.C, Esporte, Opinião e Humor, não necessariamente nessa ordem!”.

Thiéres Rabelo explica como a vivência de cada um influência nas matérias: “Creio que seja o prazer em escrever, ao invés de termos a obrigação de fazê-lo. Ali falamos sobre o que gostamos, e gostamos não é de hoje. O Pedrosa corre de kart, então escreve maravilhas sobre Formula 1. O Gama é um louco por futebol desde que nasceu e sempre marca presença nas peladas da nossa sala, então isso dá a ele um entendimento enorme do futebol em seus textos. Eu jogo basquete desde os nove anos de idade e acompanho NBA desde os 13, então consigo escrever algo sobre o esporte. Enfim, o que move cada um é a paixão e penso que é este o nosso diferencial”.

Rabelo tem em seus textos influências de Luis Fernando Veríssimo, e afirma que o humor não tira a seriedade do texto. principalmente críticas. “Não fazemos um humor leviano, tudo que escrevemos é baseado no factual. Segundo, procuramos fazer um humor inteligente que divirta e informe, mas isso sem causar prejuízos a ninguém”, finaliza Pedrosa.

Para conferir a entrevista que fizeram comigo clique aqui.