quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Sergio “Maravilla” Martinez, o rei de 2010

Sergio Martinez / (Foto: Craig Bennett - FightWireImages)


A escola argentina já deu grandes campeões de boxe, tendo como maiores expoentes Pascual Perez e Carlos Monzon, em 2010, o país da prata viu ascender ao seu panteão de deuses mais um nome: Sergio “Maravilla” Martinez.

Perdoe o trocadilho, mas esta temporada foi maravilhosa para Martinez. Em abril castigou Kelly Pavlik e arrematou os títulos dos médios da Organização Mundial de Boxe e do Conselho Mundial de Boxe com uma vitória por decisão unânime.

A conquista foi tão chamativa que era um prenuncio do seu status mundial, e mostra que o platino não foge a luta. Enquanto, Martinez encarava o adversário mais duro disponível, Mayweather evitava Pacquiao não cedendo aos fãs a luta mais esperada da estação.

Antes de caçar e exterminar o “Fantasma” Pavlik, Martinez sofreu uma derrota para o “Punisher” Paul Williams por decisão majoritária após 12 rounds na temporada passada. A vingança latina veio com um impressionante nocaute no 2° round em novembro desse ano.

A cena do corpo de Williams indo a lona inerte após um potente golpe bem colocado de Martinez (46-2-2, 25 KO's) capturou o mundo dos esportes e mostra que a Argentina é uma das escolas mais fortes do esporte. Maravilla tem um boxe vistoso, técnico que não parte para a brutalidade, mas é sim um tango com final trágico para seus rivais.