sábado, 11 de dezembro de 2010

Rodada do Fim de Semana: Amir Khan x Marcos Maidana

Amir Khan (dir.) e Marcos Maidana (esq.) / Chris Cozzone


A principal luta desse fim de semana será protagonizada hoje pelo inglês Amir Khan, 24, e Marcos Rene Maidana, 27, da Argentina. Pupilo do melhor técnico da atualidade Freddie Roach que também monitora o melhor pugilista de hoje, Manny Pacquiao, Khan coloca na disputa seu título da Associação Mundial de Boxe dos meio médio-leves (63,5 kg), categoria também conhecida como super leve.

Khan (23-1-0, 17 KO's) vem de um nocaute técnico sobre o nova-iorquino Paulie Malignaggi e desde sua perda de invencibilidade para o colombiano Breidis Prescott bateu o lendário mexicano Marco Antonio Barreira e o ucraniano naturalizado Dmitriy Salita.

Maidana é dono do título interino dos meio médio leves da AMB que faturou ao bater DeMarcus Corley dos E.UA. Na sua trajetória para enfrentar Khan superou o dominicano Victor Cayo e o americano Victor Ortiz.

Victor Ortiz, 23, faz a preliminar de Khan e Maidana nos E.U.A e encara seu conterrâneo Lamont Peterson, 23. Ortiz (28-2-1, 22 KO's) este ano teve uma vitória por decisão unânime sobre o ex-campeão mundial Nate Campbell que se aposentou também nesta temporada. Peterson (28-1-0, 14 KO's) no ano passado perdeu para Timothy Bradley e se vencer a luta de hoje pode figurar entre os principais boxeadores da categoria super leve.

Em Washington nos E.U.A, o galo (53,5 kg) Yonnhy Perez, 31, da Colômbia encara o “King Kong” de Gana Joseph Agbeko em uma revanche. Ano passado Perez (20-0-1, 14 KO's) bateu por decisão unânime e tirou o título dos galos da Federação Internacional de Boxe Agbeko (27-2-0, 22 KO's).

No mesmo local o “Touro Indomável” armenio Vic Darchinyan, 34, encontra Abner Mares, 25, pelo título vago de pra dos galos do Conselho Mundial de Boxe. Darchinyan (35-2-1, 27 KO's) perdeu para Agbeko e nesse ano teve três vitórias. O mexicano Mares (20-0-1, 13 KO's) vem de um empate com Yonnhy Perez e quer marcar seu nome entre os principais da categoria.

No México o local Juan Alberto Rosas, 26, defende seu título dos super moscas (52,2 kg) da FIB frente seu compatriota Cristian Mijares, 29. É a primeira defesa de Rojas (32-5-0, 26 KO's) que obteve o título ao bater Simphiwe Nongqayi da África do Sul.

No boxe feminino a super pena Ji-Hye Woo, 23, da Coréia do Sul enfrenta em casa em defesa do seu título da International Female Boxers Association Jenifer Barber, 28, dos E.U.A. Em 2008, Woo bateu a canadense Jeannine Garside que este ano tirou os título da CMB, OMB e WIBF da alemã Ina Menzer.