domingo, 19 de dezembro de 2010

Bernard Hopkins sofre duas quedas, mas arranca empate

Jean Pascal (esq.) e Bernard Hopkins (dir.) / AP Photo - The Canadian Press - Jacques Boissinot


Bernard Hopkins, 45 anos e 11 meses, adiou seus planos de ser o campeão mais velho de um título de 1ª grandeza na história do boxe ao empatar ontem com Jean Pascal, 28, dono do cinturão dos meio-pesados do Conselho Mundial de Boxe (CMB).

O recorde de campeão mais velho pertence a George Foreman que em 1994 nocauteou Michael Moorer aos 45 anos e 10 meses. Hopkins dos E.U.A ontem sofreu duas quedas, enquanto o rival nascido no Haiti e naturalizado canadense saiu com o rosto todo inchado além de também ter ido a lona, no 11° round.

O juíz belga Daniel Van de Wiele apontou na papeleta 114-114, o canadense Claude Paquette deu 113-113, mas o americano Steve Morrow 114-112, mesmo assim o título continua em poder de Pascal.

“Eu venho ao Canadá, encaro um rapaz de 28 anos, enquanto, eu tenho 45 e me dão um empate? Você viu um cara jovem fugindo de um vovô”, declarou Hopkins, também conhecido como “Executor”.

Sobre a primeira queda que veio no 1° assalto Hopkins alega que foi um golpe na nuca – movimento ilegal –, mas o árbitro Michael Griffin declarou knockdown. Na segunda visita de Hopkins a lona é mais visível que uma certeira esquerda o vitimou.

Pascal se mostrou cansado do 6° assalto em diante, mas concluiu sua 4ª defesa de reinado. “Concluo que venci. Não foi minha melhor apresentação, mas Bernard luta sujo”, declarou Pascal. “O derrubei duas vezes e temos juízes honestos no Canadá”.

“O 12° round foi violento. Ele parecia cansado desde o 6°, estava ofegante. Toda vez que ficamos próximos ele clinchava e eu segui indo pra cima soltando golpes. Ele se segurava por instinto de sobrevivência”, analisou Hopkins.

Houve um debate sobre as papeletas dos juízes canadense e belga terem sido alterados, mas ambos córneres descartaram a hipótese. Hopkins relutantemente aceitou o empate na zona de Pascal, mas sentiu como se tivesse vencido.

“Olhe meu cartel, todo mundo que encarei duas vezes destruí”, avaliou Hopkins sobre a possibilidade de revanche. Hopkins iniciou no profissionalismo em 1998, venceu o título dos médios da Federação Internacional de Boxe em 1995 eu defendeu por 20 vezes contra alguns dos maiores nomes do boxe na história recente até ser derrotado duas vezes por Jermain Taylor em 2005.

O americano foi para os meio-pesados e venceu 5 de suas 6 lutas, incluindo uma vitória em 12 rounds sobre um apagado Roy Jones Jr., em abril deste ano e uma clínica de boxe para o então invicto Kelly Pavlik há dois anos. Mesmo se não bater o título de campeão mais velho, definitivamente irá para o Hall da Fama quando terminar sua jornada na nobre arte.

Confira a galeria de fotos do boxe no final de semana.