sábado, 18 de dezembro de 2010

Ray Austin é desclassificado em combate e Odlanier Solis terá chance com Vitali Klitschko

Odlanier Solis / Ag. Inter


O americano Ray Austin, 40, foi desclassificado de seu combate ontem nos E.U.A frente ao cubano Odlanier Solis, 30, depois de desferir golpes e empurrar o rival tendo sido anunciado o fim do 10° assalto.

O público e a imprensa viram no 10° assalto que o lutador da ilha dominada por Fidel Castro foi superior com suas combinações que deixaram o americano abalado. Ao soar o gongo Austin (28-5-4, 18 KO's) empurrou Solis (17-0-0, 12 KO's) e ambos quase caíram do ringue – cena digna de telecatch – e ao retornarem o americano soltou um golpe que foi o estopim da decisão do árbitro de encerrar a peleja.

Apesar do boxe superior do latino, as papeletas apontavam um empate com 85-85, uma favorecendo Austin por 86-84 e outra Solis com 88-82. Mas, com a desclassificação de Austin e a vitória de Solis, o cubano passa a ser desafiante obrigatório pelo título dos pesados do Conselho Mundial de Boxe em poder do ucraniano Vitali Klitschko.

Solis encara Klitschko em 2011. No passado foi campeão olímpico dos pesados em Atenas-2004, mas dois anos depois desertou da ilha para seguir no profissionalismo. Cuba é o maior expoente de pugilistas amadores tendo como principais nomes Teófilo Stevenson, Félix Savón e Guillermo Rigondeaux.