sábado, 26 de março de 2011

75 anos de um campeão e homem público

Éder Jofre na câmara legislativa municipal / (Foto: Ag de Notícias)


Hoje Éder Jofre completa 75 anos. Sem dúvidas é um dos maiores heróis do esporte mundial, foi o maior peso galo da história sendo campeão do mundo e conquistou também o título mundial dos penas.

Porém, há uma passagem em sua vida que é pouco comentada, mas mostra a sua preocupação pelo semelhante. Éder foi vereador por São Paulo durante o final dos anos 1980 e início da década passada. Começou no PSD (hoje PP) de Jânio Quadros e rumou para o PSDB por não tolerar a politicagem do cacique e ter mais afinidades com as ideias da Social-Democracia e líderes como André Franco Montoro e Mário Covas.

Durante a gestão de Paulo Maluf (PP) na prefeitura de São Paulo, o Galo de Ouro bateu de frente com o prefeito ao defender um fundo de renda para as vítimas da enchente que era vetado pelo representante municipal. Infelizmente até hoje os cidadãos ainda sofrem com as chuvas e o tio de Éder, Ralph Zumbano que foi deputado estadual militou pela mesma causa décadas antes.

Poucos políticos aceitam encarar Maluf, muitos o temem e não sabem se vão precisar de seu apoio no futuro. Mesmo com a imagem abalada pelas reportagens feitas, Maluf é uma força a ser levada em consideração na política nacional. Covas e Jofre estão entre os poucos que toparam esse desafio.

A carreira nos ringues de Éder foi uma das mais grandiosas de todo meio esportivo, mas suas atividades de terno e gravata com a caneta não mão também devem ser consideradas. Muitos da dinastia Zumbano-Jofre tem consciência política progressista e buscam melhorar a sociedade na qual vivem.