sexta-feira, 25 de março de 2011

Michael Oliveira conquista título interino latino CMB no Brasil

Abel Adriel (esq.) e Michael Oliveira (dir.) / (Foto: Gazeta)


O brasileiro radicado americano Michael Oliveira, 20, conquistou há pouco o título interino latino do Conselho Mundial de Boxe na categoria supermédio (76,2 kg) ao bater por decisão unânime o argentino Abel Adriel, 21, em luta efetuada no lotado Ginásio do Ibirapuera na capital paulista com transmissão da SporTV. As plaquetas apontaram 97-93, 98-92 e 98-92.

É a segunda luta do brasileiro em sua pátria nativa, pois construiu sua carreira nos E.U.A, porém ao contrário do embate com o dominicano Junior Ramos o qual passou o carro no 3º round com um nocaute técnico, encontrou um adversário vindo de uma escola mais forte da nobre arte.

Michael (13-0-0, 11 KO's) lembra em alguns momentos aquele aluno da classe que tem potencial, mas se perde em brincadeiras, tanto que entrou no jogo de provocações do argentino, mas não mostrou medo diante a um adversário duro, alguns argentinos que vêm ao Brasil são carne de 2ª, o que não acontece com Adriel (10-1-0, 2 KO's).

A guarda baixa também deixa Michael exposto à golpes e Adriel buscou lutar bem próximo e de jeito manhoso tentando abalar o psicológico do atleta nacional, porém a pancada do brasileiro fez a diferença e deixou o rival zonzo no 8º round tanto que se apoiou em Michael para não perder o equilíbrio.

Acompanhado pelo cruzador Lino Barros, e pelo instrutor de boxe Aparecido José da Silva, o "Cido" e pelo técnico Paco, Michael conquistou o cinturão e teve sua vitória anunciada pelo locutor André Luís que se mostrou imparcial e respeitoso ao lutador visitante.

O jovem campeão após o embate recebeu um menino portador de necessidades especiais em seu colo e dedicou a ele a vitória. É notável que Michael e seu pai Carlos Oliveira – promotor do evento - têm um lado progressista voltado para projetos sociais com pessoas como problemas físicos e socialmente e financeiramente carentes.

O evento teve também a estreia do aluno de Cido, o "Good Boy" Douglas Ataíde no profissinal que venceu Valdevan Pereira e teve participação da escola de samba Mancha Verde trazendo um têmpero brasileiro ao evento e que agitou os tambores no último e decisivo round.

Para abrir a reunião o maestro João Martins tocou o hino nacional. O músico tem profunda admiração pelo boxe e comentou em entrevista ter tido como uma de suas inspirações o ex-bicampeão mundial e 9º pugilista na lista de melhores de todos os tempos da Ring Magazine, Éder Jofre do Brasil que amanhã completa 75 anos.

Martins era pianista e sofreu um acidente em suas mãos que o afastou do instrumento, mas não da música sendo reconhecido como um dos melhores interpretes do compositor alemão Bach em todo mundo. Ainda estiveram presentes o ex-tetracampeão de boxe Deputado Popó e o ator Malvino Salvador.