quarta-feira, 16 de março de 2011

A coragem do gaúcho

Samir Barbosa / (Foto: Arquivo Pessoal)


Em minha trajetória sempre me dei muito bem com gaúchos, quando falam alguma coisa cumprem. Com exceção de uma pessoa, todos outros sempre cumpriram com a palavra e não podemos julgar um povo por apenas um, entretanto, vejo o pugilista Samir Barbosa, 30, como uma síntese desses homens e mulheres que mesmo nas dificuldades honram suas palavras.

Aliás o gaúcho não “arrega” de uma briga e por vezes paga seu preço, entretanto se cai, cai de pé. Samir peitou adversários em condições desfavoráveis e mesmo assim não vendeu a luta como fazem tantos brasileiros no exterior. Daniel Geale, Yves Studer, Khoren Gevor tiveram dificuldades para vencê-lo e alguns desses resultados são contestáveis.

Sebastian Zbik e Hassan N'Dam tiveram no homem dos pampas seu desafio definitivo para a transição para campeão e após lutar com ele conquistaram cinturões mundiais. O atleta se forma com embates duros e não treinos com leigos.

A feição de Samir endurecida pelo boxe e pela vida mostram quem ele é. Um homem obstinado, de respeito e muita palavra. O som dos Racionais MC's são sua trilha sonora e isso demonstra que não depende da origem para o cidadão perceber as coisas que estão erradas a sua volta.

O pugilista sulista percebeu e montou um projeto para crianças carentes, o Punhos de Esperança. Quando começou a treinar foi um autodidata e por isso reconhece o valor de um espaço para praticar e principalmente, um mestre. Outro aspecto que o influenciou nessa empreitada que faz com amigos é a realidade das ruas. Muitas vidas melhoram com dois “E”s, Educação e Esporte.

Dia 30 de abril Samir terá sua grande chance, sua cidade Rio Grande em seu estado do coração receberá o combate válido pelo título Fedelatin dos médios (72,5 kg) da prestigiada Associação Mundial de Boxe.

O cartel traz sua bagagem de 26 vitórias, 18 nocautes, 7 derrotas e três empates. O oponente vem da vizinha Argentina, escola forte do boxe e país com muitas ligações com o Rio Grande do Sul. Esteban Ponce, 27, é uma ameaça com 17 vitórias, 5 derrotas, 1 empate e oito nocautes. Apesar do cartel mais enxuto já peitou a melhor competição de seu país.

A responsabilidade é assumida por Samir, independente do resultado, fãs, amigos, família e jornalistas sabem como esse homem se entrega ao combate e a maneira que sai dele mantendo sua honra.