domingo, 20 de março de 2011

Chris Namús mantém título da WPBF em luta polêmica

Chris Namús / (Foto: Ovación)


A uruguaia Chris Namús, 23, manteve seu título super-leve (63,5 kg) em sua 1ª defesa ao bater a espanhola Maria Dolores “Loli” Muñoz, 34, com uma polêmica decisão dividida em combate efetuado no Palacio Peñarol, em Montevidéu, no Uruguai.

Namús (15-1-0, 6 KO's) começou bem o embate colocando golpes de esquerda para desequilibrar a desafiante, mas depois teve que enfrentar uma aguerrida Loli Muñoz (9-9-1, 6 KO's) que conseguiu colocar a campeã nas cordas e esta por sua vez apresentou cansaço físico.

Apesar de não ter um cartel fenomenal, a experiência de Muñoz foi influente no encontro e intimidou Namús e após a esmurrá-la nas cordas a deixou cambaleante e esta foi segurada pelo árbitro Anibal Andrade que já prejudicou Adriana Salles do Brasil em fevereiro do ano passado quando Namús conquistou o então vago cinturão da WPBF.

A polêmica se deu com a divulgação do resultado. O árbitro Hugo de Leon viu 96-95 para Námus, Fredy Sosa apontou 97-95 também para a combatente da casa, enquanto, Enrique Vales deu empate de 95-95. Muñoz e seu treinador se retiraram do quadrilátero com o resultado.

O papelão não foi de Namús, mas sim do árbitro Anibal Andrade. A boxeadora seguiu com sua luta, claro poderia ter reconhecido a rival, mas o principal culpado é Andrade que foi parcial em sua atuação e é um fato já recorrente em sua carreira.